Início Geral Novo trevo facilita acesso à Expoagro Afubra e aumenta segurança

Novo trevo facilita acesso à Expoagro Afubra e aumenta segurança

Divulgação/RJ
Alargamento dos dois lados da pista é uma exigência do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

Uma das grandes melhorias de infraestrutura da Expoagro Afubra 2022 são os investimentos no trânsito às margens da BR 471. As obras de construção do novo acesso ao Parque da Expoagro Afubra foram iniciadas em agosto de 2021 e finalizadas há pouco mais de 15 dias. O alargamento dos dois lados da pista é uma exigência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que aprovou o projeto e acompanhou todas as etapas da obra.  Ao total, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) empregou mais de R$ 2 milhões de recursos próprios no investimento, que promete mais acessibilidade e segurança para os visitantes da Feira e para os demais motoristas que circulam pela via.

O coordenador de estacionamento da Expoagro Afubra, Vitor Alles, explica que o trânsito está bem sinalizado, com pintura, placas e tachões. “Alertamos para que os condutores dos veículos atentem à sinalização ao longo da rodovia e, sobretudo, respeitem os limites de velocidade e não ultrapassem em local proibido”, ressalta. Todo acostamento próximo ao Parque, dos dois lados da faixa de domínio, foi isolado conforme determinação do Dnit por questões de segurança. “É proibido parar ou estacionar nesses pontos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará no trecho, nas duas extremidades do trevo, para fiscalizar, orientar os motoristas e, quando necessário, multar os infratores – inclusive com uso de radar móvel”.

ACESSO AO PARQUE

Santa Cruz do Sul: os motoristas que trafegam na BR 471 no sentido Santa Cruz do Sul – Rio Pardo podem identificar, a 100 metros do trevo, uma placa de trânsito que alerta para a interseção modificada. Em frente ao Pórtico de Entrada, a sinalização indica que o acesso ao Parque deve ser feito pela pista da esquerda. A pista da direita deve ser mantida por quem deseja seguir em direção à Rio Pardo. Tachões separam as vias e auxiliam na segurança. Os visitantes e expositores precisam passar por cima da pista contrária para acessar os portões do estacionamento. A PRF estará no ponto para controlar o fluxo de veículos.

Rio Pardo: os motoristas que trafegam na BR 471 no sentido Rio Pardo – Santa Cruz do Sul e que desejam entrar no Parque podem acessar uma alça de 200 metros que indica a Expoagro Afubra à direita. Para quem segue viagem, o trânsito flui em linha reta e passa em frente ao Pórtico de Entrada. É preciso atenção com o fluxo de veículos no sentido contrário, especialmente, no trecho em que há a travessia da pista para ingresso ao estacionamento. 

Alça auxiliar: uma alça auxiliar de sentido único, Rio Pardo – Santa Cruz do Sul, foi construída em frente ao Parque de Exposições. Nos quatro dias da Feira, esse trecho poderá ser utilizado apenas pelos motoristas que possuem cartão amarelo de estacionamento e que acessarão o Portão 1, como os veículos de imprensa e autoridades. As caravanas que forem para o Estacionamento Exclusivo para Ônibus também passarão por essa pista. Quem possui cartão vermelho de estacionamento deve ingressar pelo Portão 2, onde há uma placa de identificação. Os demais veículos podem estacionar nos Estacionamento 1 e 2 do Parque, que tem capacidade para 6 mil lugares.

Equipe reforçada: o coordenador de estacionamento da Expoagro Afubra, Vitor Alles, esclarece que uma equipe de aproximadamente 70 pessoas irá trabalhar nas áreas de estacionamento do Parque da Expoagro Afubra durante os quatro dias de Feira. Reforça, ainda, que há vagas especiais para cadeirantes e idosos acima de 60 anos. “Em caso de dúvida, os visitantes podem se dirigir a um dos funcionários da Afubra nos espaços de estacionamento”, indica.

Ônibus: os ônibus de excursão que chegam a partir de Rio Pardo devem acessar o estacionamento pelo Portão 2, que também dá acesso ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT). A entrada é a mesma dos demais veículos, em frente à pirâmide da PRF. Já as caravanas que chegam do lado oposto devem ficar no Estacionamento Exclusivo para Ônibus, ao lado do Pórtico, via alça auxiliar. Nessa mesma área acontece o desembarque e embarque dos visitantes que viajam na linha fixa da Viação União Santa Cruz, disponibilizada todos os dias da feira.

Saída do Parque: a saída dos veículos é direcionada pelos fundos do Parque de Exposições, depois da área de estacionamento. Os motoristas devem acessar à direita para Rio Pardo e à esquerda para Santa Cruz do Sul. Todo tráfego está sinalizado com placas. Também há uma saída de emergência entre o Auditório e o Pavilhão das Agroindústrias, que sai pelo Portão 1. Quem está no Estacionamento 1 ou no Estacionamento Exclusivo de Ônibus sai direto pela BR 471. (Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2022)