Início Educação Novos contratos do Fies reabrirão no dia 23

Novos contratos do Fies reabrirão no dia 23

Jéssica Ferreira
[email protected]

Os novos alunos de Instituições de Ensino Superiores que estavam apreensivos com os recentes problemas noticiados sobre os contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), já podem respirar mais aliviados. O sistema para os novos contratos do (Fies) será aberto no próximo dia 23 de fevereiro e as inscrições poderão ser feitas diretamente pelo site do programa. 
O primeiro passo para fazer a inscrição é acessar o SisFies e informar os dados solicitados, como, número do CPF, a data de nascimento, um endereço eletrônico válido e uma senha a ser cadastrada no momento da inscrição, que a mesma, será usada sempre que o estudante entrar no sistema. Após esse passo, o inscrito receberá uma mensagem no endereço eletrônico informado para a validação do cadastro. Em seguida, o inscrito acessará o SisFies e fará a inscrição informando seus dados pessoais, os do curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.
Concluída a inscrição no SisFies, o inscrito terá que validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino, em até dez dias, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição. Validando as informações, o inscrito deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento. 
 
Sistema foi fechado por motivos de mudanças nas normas
 
O sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi fechado no final do mês de janeiro, justamente por conta das mudanças nas normas do programa. As mudanças no Fies, feitas por meio de portaria no final do ano passado, causaram polêmica no setor, pela possível redução de contratos. Instituições que obtiveram reajustes até 6,4% poderão retomar os procedimentos normalmente. 
No caso a Universidade de Santa Cruz do Sul — UNISC, são cerca de 5,8 mil estudantes inscritos no programa, isto é, praticamente a metade nos alunos da universidade dependem do financiamento, e os mesmos seriam prejudicados com este reajuste. A proposta da universidade de reajuste inicial pela reitoria era de 7,2%, porém o índice aprovado foi de 6,7%, gerando cortes no orçamento de fim de ano pela universidade.
A Unisc, juntamente com as demais universidades que aderiram ao reajuste a cima do valor do Mec irão discutir a situação dos novos contratos e aditamentos no próximo dia 27 de fevereiro com o Ministério da Educação (Mec) em Brasília. O fundo oferece cobertura da mensalidade a juros de 3,4% ao ano. O contratante só começa a quitar o financiamento 18 meses depois de formado. Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.
Outra mudança é que a partir de agora os estudantes precisam alcançar 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zerar a redação para garantir o financiamento. Antes não havia uma pontuação mínima. No entanto, quem fizer a inscrição até o dia 29 de março está livre das novas regras.