LUANA CIECELSKI
[email protected]
Uma paixão arrebatadora. Mas proibida graças à barreira das leis morais. É disso que trata o filme “Amor à flor da pele”, do cineasta chinês Kar Wai Wong. É esse o próximo filme a ser exibido pela Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz, na sessão que acontece na noite dessa terça-feira, 24 de outubro, na sede do Sindibancários, a partir das 20 horas.
Elogiado pela crítica por ser um filme que consegue retratar os efeitos de uma paixão arrebatadora, sem que para isso seja necessário apelar para o excesso de cenas de sexo, ou de nudez, o filme foi lançado em 2000, em Hong Kong. Com 98 minutos de duração, ele é considerado uma joia oriental.

Os personagens principais são o jornalista Chow Mo-wan (Tony Leung Chiu Wai) e a secretaria Su Li-zhen (Maggie Cheung). Eles resistem em assumir aquilo que sentem um pelo outro, mas com isso conseguem apenas intensificar os sentimentos. E essa falta de contato, a não consumação – porque ambos são casados e aquele amor não pode ser vivido – é que deixam a história rica e intensa.
A situação também faz levantar uma série de reflexões acerca da questão do adultério e da culpa, especialmente em situações de crise, porque o casamento de ambos os envolvidos na trama mostra desde o início estar falido. Também questiona a manutenção desse tipo de relação. E tudo isso é auxiliado pela trilha sonora, também elogiada pela crítica, e pela fotografia, que traz belos figurinos e um lirismo em cada cena.
As exibições da associação contam com o apoio do Sindibancários, Escritório Fuerstenau, Gráfica Colibri e Distaky Vídeos.
PROXIMA SEMANA
A associação também já tem programado o filme da próxima semana. Na terça-feira, dia 31 de outubro, o longa “Vestígios do Dia” será a exibição. Baseado na obra homônima do escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro, Premio Nobel de Literatura 2017, o filme foi dirigido por James Ivory, e lançado em 1993 nos Estados Unidos.














