Início Geral OAB quer contribuir com o ensino jurídico e a administração da Justiça

OAB quer contribuir com o ensino jurídico e a administração da Justiça

EVERSON BOECK
[email protected]

A semana começou com decisão e mudança na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Cruz do Sul. O pleito, realizado durante a última segunda-feira, 19 de novembro, deu a vitória para a Chapa 11 (Unidos Somos Fortes), de oposição, levando Ezequiel Vetoretti à presidência. Ele concorria com o atual vice-presidente, Neimar Santos da Silva, o qual representava a Chapa 10 (Compromisso e Ação). Ainda não há data marcada para a posse, porém, pelo estatuto, a nova diretoria assume os trabalhos no dia 1° de janeiro.
Ezequiel venceu a eleição com 270 votos, contra 238 do adversário, apenas 32 votos a mais. No pleito, não compareceram 81 votantes, dos 598 que estavam aptos. Também foram registrados dois votos em branco e sete nulos.
A diretoria eleita já está em processo de transição. “O atual presidente, Ciro Bay, se mostrou interessado em facilitar o processo de mudança. A disputa foi muito saudável e agora vamos nos unir para trabalhar pelo melhor para os nossos colegas. Vamos dar continuidade a tudo de bom que estava sendo feito e incluiremos as novas propostas”, garante o novo presidente.

PROJETOS IMEDIATOS

 Vetoretti, que terá como seu vice-presidente Léo Schwingel, explica que todos os projetos da nova diretoria são imediatos. Uma das propostas mais importantes, segundo ele, é a criação do Observatório Acadêmico e Judicial, que terá como principal objetivo buscar o aperfeiçoamento na administração da justiça e do ensino jurídico. “Vamos acompanhar dentro do Observatório os dois cursos de Direito e o cotidiano do meio judicial, com sentenças, despachos, práticas cartoriais, entre outras. A ideia é contribuir para melhorar e não criticar”, sintetiza.
Outro projeto de destaque é a criação de uma Comissão Especial e de Relacionamento Institucional que, segundo Vetoretti, será o canal de ligação entre os advogados e as autoridades de demais instituições. “Vai ser a representatividade do profissional que dará todas as orientações e encaminhamentos para ele. Qualquer coisa que o advogado precisar em relação às suas prerrogativas o qualquer aspecto que estiver desvalorizando a profissão, ele deve se dirigir a esta comissão para solicitar”, esclarece.
O novo presidente também pretende colocar em prática um projeto de formação de um grupo de palestrantes da OAB de Santa Cruz do Sul para realizar cursos em todas as subseções. “Faço uma chamada para todos os advogados da nossa subseção que venham fazer parte do grupo através de suas experiências, pois queremos iniciar logo um ciclo de palestras”, adianta. Além destes, a nova diretoria também quer realizar a efetivação da ocupação da OAB nos conselhos públicos com a prestação de contas periódicas e a criação do cargo de delegado para os municípios que integram a subseção de Santa Cruz, visando o amparo e acompanhamento dos colegas na região.

DIEGO DETTENBORN

Pleito realizado nesta segunda-feira, 19, deu vitória para a chapa de Ezequiel
Vetoretti com pequena diferença de apenas 32 votos

Diretoria eleita

Presidente: Ezequiel Vetoretti
Vice-presidente: Léo Schwingel
Secretário-geral: Elemar R. Junior
Secretária-geral adjunta: Rosemari Hoffmeister
Tesoureira: Poliana Debiasi

Titualres

Ana Paula Medina
Cesar Costa de Borba
Douglas Rafel Goetze
Elia Denise Hammes
Helio Bischoff
Leonardo Rozzolo Fetter
Tanara Paula Knabach

Suplentes

Aleceu Somensi Gehlen
Claudio Marino Garcia Junior
Gustavo Lopes dos Santos
Jeferson Kessler
Manuela Braga
Nelson Paulo Schäfer
Valdir Marques

FOTO: EVERSON BOECK

Representantes da chapa eleita: Leo Schwingel, vice, e Ezequiel
Vetoretti, presidente