Início Geral Oftalmologista e o cuidado da saúde ocular para a vida toda

Oftalmologista e o cuidado da saúde ocular para a vida toda

Neste dia 7 de maio celebra-se o Dia do Oftalmologista. A data foi escolhida para homenagear os profissionais responsáveis pelo estudo, o diagnóstico e o tratamento das patologias ligadas ao sistema ocular. É também uma data para enfatizar os cuidados que devemos ter com a nossa saúde ocular e a importância de consultar frequentemente um oftalmologista. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira e baixa visão seriam evitáveis.

Consulta com especialista

A primeira avaliação oftalmológica inicia logo após o nascimento, quando o bebê passa pelo “Teste do Olhinho” (teste do Reflexo Vermelho) ainda na maternidade, a fim de diagnosticar qualquer alteração congênita que possa causar baixa visão. Até o primeiro ano de vida, é fundamental que toda criança tenha realizado pelo menos uma avaliação com o especialista.


O cuidado passa pela infância e idade adulta, no intuito de diagnosticar graus não corrigidos, desvios oculares e doenças hereditárias. Para portadores de doenças crônicas, como o diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica, o acompanhamento deve ser rigoroso e regular, pois estas condições representam importantes fatores de risco para problemas relacionados à visão.
Outras condições que chamam a atenção, especialmente em adultos e em idades mais avançadas, são o glaucoma, a catarata e a doença macular relacionada à idade. Muitas delas silenciosas nas fases iniciais, com um componente genético importante e que requerem acompanhamento.

Hábitos saudáveis

A maneira que cuidamos da saúde do nosso corpo pode influenciar negativamente ou positivamente na saúde dos nossos olhos: ter hábitos saudáveis também é uma forma de prevenção. Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis.
Tenha uma dieta saudável: comer folhas verdes escuras e peixes ricos em ácidos graxos ômega-3 é uma ótima forma de adquirir os nutrientes necessários para a saúde dos olhos.
Faça exercícios físicos regularmente: a prática de exercícios físicos é benéfica para o corpo, além de ajudar a reduzir o risco de doenças que podem afetar a visão, tais como o diabetes mellitus, a hipertensão arterial sistêmica e os altos níveis de colesterol.
Não fume: O hábito de fumar aumenta o risco de doenças como degeneração macular e catarata.

Dra. Fernanda
Brixius de Almeida
Médica oftalmologista CRM 38696/ RQE 35168
Rua Marechal Deodoro 949, sala 403 Santa Cruz do Sul – RS

7 de maio, Dia do Oftalmologista

A data de celebração do Dia do Oftalmologista, instituída em 1986 pelo ministro da Saúde, Seijo Tsuzuki, foi escolhida baseada na fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, que ocorreu em 7 de maio de 1930. A origem da especialidade remonta aos antigos egípcios. Mas a prática clínica começou com os gregos. Hipócrates e seus alunos estudaram as doenças oculares minuciosamente.


No entanto, o verdadeiro surgimento da profissão só ocorreu em 1850, com o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig von Helmholtz. Ele apresentou à comunidade científica o oftalmoscópio, que permite examinar o interior do globo ocular. O aparelho foi fundamental para o avanço da prática. A oftalmologia é considerada a primeira das especialidades médicas. Hoje, está dividida em muitas subespecialidades e é uma das que mais tem evoluído ao longo dos anos. Ela é inclusive uma das profissões que mais recebe atualizações tecnológicas.
No Brasil

Segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina em 2018, mais de 13 mil oftalmologistas atuam no País. Com 3,6% médicos do Brasil escolhendo esta especialidade como sua área de atuação. Segundo o estudo Demografia Médica 2020, realizado pelo CFN em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a quantidade de profissionais especialistas nessa área subiu para mais de 15 mil.


Apesar do grande número de médicos atuantes, 23% da população brasileira ainda não tem acesso a esse tipo de especialidade. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual, dos quais 6 milhões teriam deficiência visual importante.


O restante são cegueiras ou deficiências reversíveis. E cerca de 60% dos casos de cegueira podem ser evitados desde que a prevenção seja feita como prática regular. O médico oftalmologista, por cuidar da visão, tem cada vez mais o seu espaço reconhecido. Os descobrimentos tecnológicos e os procedimentos cirúrgicos são de grande importância para a população.