Cristiano Silva
[email protected]
Divulgação / Orquestra Bagual
Evento que ocorre hoje e amanhã alia música gaúcha e solidariedade
Surgido em 2009, com a união dos irmãos Linck – André no violão e Luís Gustavo na gaita ponto – juntamente com Paulo Moraes (o Paulinho) no pandeiro, a Orquestra Bagual se uniu para cultuar a música gaúcha, de modo bem autêntico e fiel às origens do Rio Grande do Sul.
Hoje, o grupo que é formado por 7 integrantes – Cassio Fruet e João Fortuna nos vocais, André Linck e Manuel Ramos nos violões, João Manoel Pereira no contrabaixo, Luís Gustavo Linck na gaita ponto e Paulinho Moraes na percussão – já realizou ao longo dos anos apresentações em diversos locais, como no Quiosque, Colégio Mauá, Acampamento Farroupilha em Porto Alegre, Confraria Nativista e no Espaço Camari.
Neste último local que hoje e amanhã, 10 e 11 de outubro, irá mais uma vez receber o show dos músicos, e com uma causa nobre: o lucro do evento será revertido em favor da Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame).
Segundo o vocalista da Orquestra Bagual, Cássio Fruet, o encontro é motivo de grande felicidade: “Poder participar desse grupo de amigos é uma felicidade imensa. Pois, temos como principal motivo a valorização da nossa cultura gaúcha e apoio a projetos e causas sociais. É difícil resumir em poucas palavras o espírito da amizade e solidariedade que o grupo representa na vida de cada um dos integrantes. Participar é reviver um passado do qual tenho grandes lembranças e poder subir ao palco, como há tempos não realizo, é um sonho. A ansiedade anda 100% nesses dias que antecedem as nossas apresentações” revela o vocalista.
MÚSICA E SOLIDARIEDADE
Divulgação / Orquestra Bagual
Grupo é formado por 7 integrantese se uniu em 2009 para cultuar a música gaúcha
A Orquestra Bagual, que já foi campeã do Encontro de Arte e Tradição (Enanart em 2012, e 3º lugar em 2011, ambas na modalidade Conjunto Instrumental, lançou em 2012 a música “Orquestra Bagual”, de autoria do compositor Chico Luiz, presente também no álbum da Confraria Nativista.
Os eventos se consolidam numa tradição da Orquestra Bagual de aliar a música com filantropia, como revela André Linck, violonista da Orquestra Bagual:“A ideia surgiu em junho de 2012 quando, em apresentação, também no Espaço Camarim, com casa cheia, optou-se, naquela ocasião, por cobrar ingressos em alimentos não perecíveis e leite, que foram devidamente revertidos para o Asilo dos Idosos de Santa Cruz do Sul (Asan), relembra.
“Com o sucesso da ideia, promovemos mais uma apresentação, em outubro de 2012, no Quiosque, desta vez em benefício do Abrigo de Animais São Francisco de Assis. O evento que ocorre hoje e amanhã terá o lucro revertido em benefício da Copame” revela André.
As apresentações se iniciam às 20h30, sendo que os ingresso custam R$ 10,00 e estão à venda na Livraria e Cafeteria Iluminura. O repertório é de músicas nativistas de vários festivais e artistas consagrados do nosso meio.














