Início Sem categoria Ospa faz show segunda na Catedral

Ospa faz show segunda na Catedral

Cristiano Silva
[email protected]

Giovanna Pozzer

Show acontece na Catedral São João Batista, às 20h30
 
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estará em Santa Cruz do Sul na próxima segunda-feira, 15 de setembro, às 20h30, fazendo um show na Catedral São João Batista, com entrada franca. O evento acontece em homenagem aos 190 anos da Imigração Alemã no Brasil. O espetáculo integra a temporada Ospa pelos Caminhos do Rio Grande, financiado pelo sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do RS, com patrocínio de Favorit e Petrobras. O concerto será regido pelo maestro Manfredo Schmiedt e terá solo de Samuel Rodrigues de Oliveira, ao clarinete.
 
ESPETÁCULO
 
O espetáculo inicia com a execução de Concerto para Clarinete e Orquestra em Lá Maior, K. 622, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Trata-se do último concerto composto pelo compositor austríaco. A obra terá solo de Samuel Rodrigues de Oliveira, que ocupa o cargo de Primeiro Clarinete da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em seguida, a orquestra apresenta Sinfonia No. 5 em dó menor, Op. 67, de Ludwig van Beethoven (1771-1827). A obra se tornou um monumento da música ocidental, amplamente conhecida, em especial por seu famoso motivo inicial. Mais que em qualquer outra música, nela se coloca uma questão típica do pensamento do século XIX, e especialmente trabalhada por Beethoven à época: o combate do homem livre contra o Destino e sua comunhão com a Natureza.
 
REGÊNCIA
 
Giovanna Pozzer

Espetáculo integra a temporada Ospa pelos Caminhos do Rio Grande
 
A regência do espetáculo é de Manfredo Schmiedt, atual regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Coro Sinfônico da Ospa. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), participou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Brasil. Estudou com renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Ernani Aguiar, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Mark Cedel, Melinda O’Neal e Yoel Levi. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s  Excellence Award. Foi regente convidado no High School Workshop promovido pela Universidade da Geórgia. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no Concurso Jovens Regentes promovido pela Ospa. O espetáculo na Catedral está inserido dentro da programação de aniversário de Santa Cruz.