Início Geral Outono começa com clima ameno na região

Outono começa com clima ameno na região

Tendência para este período será de chuvas mais escassas na região

Ricardo Gais
[email protected]

Estação será marcada por curtos períodos de frio. – Foto: Rolf Steinhaus

Terminou nesse sábado, 20, o verão. Com isso, iniciou com clima ameno na região a estação do outono, que antecede o inverno, que começa no dia 21 de junho. O novo clima marcará a queda gradativa na temperatura e irá mudar a paisagem das árvores, que começam a ganhar folhas amareladas, indicado a passagem das estações climáticas. Outro fator que marca o outono são os dias mais curtos com as noites mais longas.

De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH), no decorrer do outono espera-se o gradual enfraquecimento do fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, passando para um período de neutralidade climática, ou seja, um período sem o fenômeno La Niña e El Niño.

Na região, as primeiras semanas da nova estação serão marcadas por um período quente, mas as temperaturas tendem a diminuir gradativamente no decorrer da nova estação. Conforme o NIH, espera-se temperaturas predominantemente em torno e ligeiramente acima do padrão climático. Embora os eventos de frio possam ocorrer mais para o final de abril, eventos climáticos como a geada são esperados para o mês de maio e partes mais altas da região. O NIH enfatiza que essas ondas de frios tendem a ter curta duração.

A tendência neste período também será de chuvas mais escassas na região, pois o clima deve apresentar uma menor precipitação em relação aos outros meses do ano, isso significa que, para todo o período de outono, as chuvas devem ser ligeiramente abaixo do padrão climático.

Para esta semana, o tempo em Santa Cruz do Sul será marcado por dias intercalados com sol e chuva. O início das manhãs terá a predominância de muitas nuvens e pancadas de chuvas, bem como no entardecer. Com isso, as temperaturas mínimas ficarão na casa dos 20ºC, mas podem chegar durante o dia perto dos 30°C.

Com temperaturas amenas, a população começa a sentir o efeito ‘cebola’ no qual inicia o dia vestindo uma maior quantidade de peças de roupas e no decorrer, com o aumento da temperatura, começa a tirar algumas peças e no final começa a se agasalhar novamente. Esta situação passa a fazer parte do dia a dia dois gaúchos, pois as temperaturas terão grande alternância nas próximas semanas.