Início Geral Painel aborda diversidade étnica

Painel aborda diversidade étnica

Marcando a passagem da data que comemora a abolição da escravatura no Brasil em 1888, com a sanção da chamada “Lei Áurea”, será realizado nesta quinta-feira, dia 29 de maio, às 19h, na sala 101 – bloco 1 do campus da Unisc – o painel “História local/regional, identidade e diversidade”, enfocando em especial o município de Santa cruz do Sul e o Vale do Rio Pardo.
Não somente a situação de pessoas negras no passado da região estarão em pauta, mas também de indígenas e da população mestiça. Cinco painelistas apresentarão seus estudos acadêmicos, seguindo-se um debate com o público.
A promoção é do Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-Afro) e da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PROEXT), com os apoio do Diretório Acadêmico do Curso de História, do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (CEPA) e do Diretório Central de Estudantes (DCE).
A abertura do painel será feita pela Viviane Weschenfelder, Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e graduada em História pela Unisc.
A coordenação da mesa será do Mateus Skolaude, Doutorando em História pela PUC-RS e graduado em História pela Unisc.

Painelistas

– Bruna Vieira Spenner (Arquiteta e Urbanista e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Unisc) – Estâncias de criação de gado e cativos em Rio Pardo no final do século XIX
– Marina Amanda Barth (Historiadora e Mestre em História pela Unisinos) – Arqueologia: ação comunitária ou ciência acadêmica (40 anos do CEPA)
– José Paulo Eckert (Historiador e Mestre em História pela Unisinos) – Os povos do hervaes – entre o extrativismo e a colonização (Santa Cruz do Sul, 1850-1900)
– Camila Rosa (Historiadora e Mestranda em Educação pela Unisc)- Carnaval e negritude: o governamento das diferenças
– João Paulo Reis (historiador e mestre em Desenvolvimento Regional pela Unisc) – Zeca Ferreira e os serranos na região de Santa Cruz do Sul