Início Educação Painel vai acompanhar a posição dos deputados da Região

Painel vai acompanhar a posição dos deputados da Região

“Tô de Olho”, vai ser o nome do painel que será instalado na Praça Getúlio Vargas a partir da próxima segunda-feira, 16, pelo 18 núcleo do Cpers em Santa Cruz do Sul.

A publicação irá divulgar a posição dos deputados do Vale do Rio Pardo, referente aos interesses dos professores representados pelo Cpers Sindicato. Cinco propostas de emendas à constituição (PEC’s 261, 257, 242 e 258) e um projeto de lei (PL 148) estão na pauta da Assembleia Legislativa (AL), e o Cpers exige a retirada de todas as propostas, que segundo o sindicato, são desfavoráveis aos professores.

O movimento grevista pede ainda o pagamento integral do 13º salário, o fim dos parcelamentos e a apresentação de um calendário de reposição salarial.

Na sexta-feira, 13, o governo do Estado anunciou o pagamento do mês de setembro aos funcionários públicos com vencimentos até R$ 10 mil. Para a presidente do 18º Núcleo do Cpers, com sede em Santa Cruz do Sul, Cira Kaufmann, o recebimento da remuneração referente ao mês passado não influencia na greve dos professores.

“Esse anúncio não altera muito porque ele (o governador José Sartori) está resolvendo um problema deste mês, atualizando o salário. Mas ele ainda não apresentou respostas para a nossa pauta de reivindicações. Não disse que não vai mais parcelar salario, não apresentou proposta de reposição salarial, e nem dialogou conosco em relação aos projetos na Assembleia que são prejudiciais. Os  itens principais ele não discutiu com o comando da greve”.

Cira informa que a categoria segue mobilizada na região. Segndo ela, a adesão dos professores à paralização durante a última semana permaneceu em cerca de 70%, mas algumas escolas irão retomar as aulas no início da próxima semana. Na segunda-feira, 16, além da instalação do painel “Tô de Olho”, também será exposto na Praça Getúlio Vargas um painel de contagem regressiva para o final do governo do governador José Ivo Sartori (PMDB).   

A manifestação será na “Tenda da Resistência”, próximo ao Quiosque. Na terça-feira, dia 17,os professores vão até Porto Alegre para uma nova manifestação; Na data havera sessão dos deputados, onde os projetos que afetam os servidores estarão em pauta. Na quinta-feira, dia 19, o 18º Núcleo planeja uma manifestação em frente à Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), em Santa Cruz.