Início Sem categoria Pandemia da Covid-19 pôde ser prevista?

Pandemia da Covid-19 pôde ser prevista?

Séries e programas animados causaram curiosidade desde o surgimento da doença

Ricardo Gais
[email protected]

A série “Explicando” aborda diversos temas do cotidiano e fatos – Reprodução

Desde o surgimento do vírus na cidade de Wuhan, na China, pelas redes sociais circulam vídeos e fotos a respeito da pandemia do novo coronavírus, dando a entender que já estava prevista. Programas animados e séries de streaming mostram uma doença altamente contagiosa se espalhando pelo mundo. Mas antes de compartilharmos qualquer coisa, temos que saber a veracidade dos conteúdos para que não sejam disseminadas as famosas fake news.
Um fato curioso se encontra no catálogo da plataforma de streaming Netflix, a série “Explicando” aborda diversos temas do cotidiano e fatos. Em sua segunda temporada lançada em 7 de novembro de 2019, no episódio sete, chamado “A Próxima Pandemia”, a série explica sobre doenças que já ocorreram e que o risco para uma nova pandemia futuramente seria muito grande, considerando o cenário atual: desmatamento, queimadas, falta de saneamento básico em locais do mundo e aglomeração de pessoas. Para falar sobre o assunto, foram reunidos alguns especialistas, entre eles, Bill Gates, co-presidente da Fundação Gates e fundador da Microsoft.
O episódio tem pouco mais de 20 minutos, no qual especialistas em doenças ecológicas e patológicas explicam a reprodução do vírus no corpo, como acontece a mutação com outros vírus e a forma fácil que podem ser transmitidos em lugares públicos e até dentro de casa.
Na série, Bill Gates afirma que “se pensarmos em alguma coisa que poderia acontecer e mataria milhões de pessoas, a pandemia é nosso maior risco”. Baseado em estudos, dados e tabelas, os profissionais relembram outras crises que afetaram o mundo, como a H1N1 em 2009 e o surto da Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em 2003. A série explica que há cinco novas doenças surgindo em algum lugar do planeta todo ano, e que, logo um vírus desconhecido atingirá a população e não estaremos preparados para enfrentá-lo.
A série “Explicando”, não relatou datas e nem o local onde alguma pandemia poderia vir a surgir. Portanto, a série foi lançada antes do surgimento da Covid-19, podendo ser considerado o episódio como uma “previsão” do que estava por acontecer no mundo.
O que não é verdade, é o vídeo que circula pelas redes sociais, sobre um episódio do programa animado “Os Simpsons”, – conhecido por fazer previsões – chamou atenção do público e de agências de checagem no mundo todo, isso porque, um episódio mostra a propagação de um vírus, oriundo do continente asiático, causando uma pandemia.
As imagens são comparadas por internautas à pandemia da Covid-19, no episódio “Marge in Chains”, da quarta temporada lançada em 1993. No vídeo a cidade dos personagens, Springfield, é atingida por um vírus chamado de “Osaka Flu”, que havia sido transmitida por caixas com sucos comprados de uma empresa japonesa pelos personagens. No entanto, alguns detalhes chamam atenção como o fato de a cidade de Osaka ficar no Japão, e não na China, onde o surto do novo coronavírus começou.
Segundo o Portal G1 que realiza checagem do que é fato ou fake, o vídeo é falso, pois foi composto por imagens extraídas de vários episódios dos Simpsons. Três partes do vídeo são reais, do episódio “Osaka Flu”, de 1993, que mostra os personagens lidando com um surto de gripe. Uma das imagens em que aparece um noticiário no fundo está um painel com a mensagem “corona vírus”, no entanto, é falsa, pois a imagem foi manipulada digitalmente. No painel da cena original da história “House Cat Flu” está escrito “apocalypse meow”.
Segundo o co-roteirista Bill Oakley, em entrevista ao The Hollywood Repórter, veiculada no jornal O Estado de S. Paulo, ele conta que a epidemia de gripe nos anos 60 foi uma inspiração para escrever o episódio e reconhece que alguns casos da animação podem ter “previsto o futuro”, mas que tudo não passava de coincidências, visto que os episódios são antigos. Portanto, é falso o vídeo em que os Simpsons teriam previsto a pandemia da Covid-19.