Início Saúde Para quem ligar em casos de urgência/emergência?

Para quem ligar em casos de urgência/emergência?

Alyne Motta
[email protected]

Alyne Motta

Samu (192) desloca-se após avaliação prévia da central regulamentadora. Bombeiros (193) atendem todos os chamados

Uma situação inesperada acontece em nossa residência ou na rua. Para quem devemos recorrer em casos de urgência/emergência? Essa dúvida é muito comum na população santa-cruzense e, pensando em contribuir com a comunidade, foi elaborada uma matéria explicativa sobre o assunto.

SAMU (192)

Alyne Motta

Samu possui duas ambulâncias e uma motolância, sendo que o serviço passa por uma central reguladora

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192, e recebida por uma central de regulamentação.
A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações em relação ao caso.
De acordo com a situação do paciente, analisada através de um questionário existente na central, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância (suporte básico) com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel (suporte avançado), com médico e enfermeiro.
“Recebemos a informação diretamente da central reguladora. Se eles analisam o caso e constatam que não há a necessidade de uma ambulância deslocar-se para o local, ficamos sem saber da solicitação”, explica o enfermeiro Mateus Sechet. “É uma decisão extremamente técnica”, acrescenta a enfermeira Reni Budde.
Em Santa Cruz do Sul, assim como em outras cidades, o serviço funciona 24 horas com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
“Somos uma equipe extremamente treinada para atender os mais diversos casos, em todo o território santa-cruzense”, explica a coordenadora do serviço no município, Cátia Carvalho. Segundo ela, no instante que recebe a informação da central, a equipe desloca-se o mais rápido possível.
Conforme Maicol Vargas, coordenador estadual do Samu, o tempo resposta no Rio Grande do Sul é de 10 a 12 minutos, mais baixo que o Samu francês e o 911 americano. “A central em Porto Alegre recebe 6 mil ligações por dia, chegando a 110 atendimentos por minuto”, revela o coordenador estadual.
“É necessário que seja feita uma triagem dos casos, pois, infelizmente, 35 a 40% das ligações é engano ou trote”, acrescenta Maicol. “A triagem define o tipo de atendimento que cada pessoa precisa”, explica o coordenador, indicando a procura de unidades de saúde em casos não contemplados pelo Samu.

BOMBEIROS (193)   

Alyne Motta

Ambulância dos Anjos em Ação é menos equipada, porém chamado é atendido diretamente no quartel

O 6º Comando Regional de Bombeiros (CRB), com sede em Santa Cruz do Sul conta com uma ambulância (Anjos em Ação) desde 1993. Desde que foi criado, seu principal objetivo é atender traumas e acidentes. Porém, com a necessidade e pedidos da comunidade, passou a ser mais abrangente.
Conforme o 1º tenente Dimas Alécio Gottardo, sempre que houver um chamado e a ambulância estiver disponível, a mesma se deslocará para o local. “Os Anjos em Ação acompanham os resgates, prestando serviços de emergência e primeiros socorros”, explica.
Desde sua implantação no município foram mais de 23 mil atendimentos. Em 2012 foram 939 ocorrências atendidas e, nos três primeiros meses de 2013, 208 casos. Segundo o tenente Gottardo, os campeões do Grupo de Atendimento a Emergência (GAE) são os acidentes de motos, veículos e mal súbito.
Embora sempre que chamado a viatura desloque-se para a ocorrência, o tenente Gottardo explica que há uma orientação para a comunidade procurar o auxílio do Samu. “Eles têm um equipamento mais qualificado, uma equipe com autonomia para realizar procedimentos”, comenta.
“Possuímos um grupo altamente treinado, técnicos em enfermagem e até mesmo enfermeiros, porém não temos autorização para fazer alguns procedimentos.”, explica o tenente. “Sempre que a ambulância do resgate estiver disponível, ela será direcionada para o caso. É nossa missão e dever”, acrescenta Gottardo.

13ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE

Arquivo Pessoal

13ª CRS é coordenada por Paulo Augusto Gomes

Ligada à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) tem por objetivo criar e habilitar referências com os prestadores (hospitais); estabelecer, pactuar e monitorar os fluxos de urgência e emergência; e avaliar os serviços habilitados.
Santa Cruz do Sul é sede da 13ª CRS, coordenada por Paulo Augusto Gomes. “A nós cabe fazer o gerenciamento da situação de saúde na região, verificando a fluidez do atendimento, as filas de espera para especialidades e intermediando as situações quando há ruído”, explicou o coordenador.
Conforme Paulo Gomes, cabe à coordenadoria regional avaliar a qualidade e manutenção das ambulâncias do Samu, existente nas cidades de Candelária, Vera Cruz, Sinimbu, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Esses dois últimos municípios contam com unidades básicas e avançadas (UTI).
“O cuidado com higiene e qualidade dos equipamentos é controlado semestralmente pela 13ª CRS e vigilância sanitária”, declara Paulo Gomes, acrescentando ainda que as cidades de Vale do Sol e Passo do Sobrado serão contempladas com ambulâncias do Samu básicas.
Paulo Gomes também alega a preocupação da coordenadoria regional com a renovação das frotas municipais. “A qualquer momento as secretarias de saúde podem solicitar os veículos”, declara o coordenador, revelando que Santa Cruz do Sul pediu o financiamento de 2 ambulâncias, no valor de R$ 100 mil cada.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Alyne Motta

Carlos Behm é o secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul

À frente da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul desde o dia 1º de janeiro, o secretário Carlos Behm tem procurado resolver a situação em que a pasta se encontra. Desde que assumiu, procurou ficar a par da quantidade de veículos e da qualidade dos mesmos existentes no município.
Atualmente o município conta com 1 ambulância grande, 1 pequena e está adquirindo, através do governo estadual, mais 2 ambulâncias grandes. “Esses veículos servem para o transporte de pacientes que não estão englobados na situação de urgência/emergência”, explica Carlos.
A solicitação, segundo o secretário, é feita pelos hospitais, unidades de saúde e, em muitos casos, pelo próprio paciente. “São situações em que as pessoas não têm condições de se locomover e necessitam ser deslocadas para outros hospitais ou cidades”, acrescenta.
O objetivo da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul é adquirir, ao longo do mandato, uma ambulância por ano. “Quatro veículos é o mínimo que precisamos ter. Com a aquisição ao longo dos anos, temos a certeza de que nunca vamos ficar sem”, justifica o secretário Carlos.
Em entrevista, ele comentou sobre estudos referentes à implantação de uma central reguladora do Samu no município. “Estamos analisando a situação, porém não é tão fácil a instalação de uma unidade”. Para que a mesma funcione é necessário mais de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros e telefonistas.

PARA QUEM LIGAR?

SAMU (192) – DUAS UNIDADES
Problemas cardiorrespiratórios
Intoxicações
Queimaduras graves
Maus tratos
Trabalhos de parto com risco de morte para mãe ou feto
Tentativas de suicídio
Crises hipertensivas
Acidentes com vítimas
Choques elétricos
Afogamentos
Acidentes com produtos perigosos
Transferências inter-hospitalares

UNIDADE BÁSICA
– Ambulância equipada com material para socorrer traumas, acidentes, medicações e desfibrilador externo automático, bem como técnico de enfermagem e condutor. A motolância desloca-se antes para realizar os primeiros procedimentos.

UNIDADE AVANÇADA
– UTI Móvel, com todos os equipamentos necessários para desobstrução de vias aéreas avançado, conjunto de mobilização para trauma e equipamentos para casos graves, bem como enfermeiro, médico e condutor. A motolância desloca-se antes para realizar os primeiros procedimentos

BOMBEIROS (193) – ANJOS EM AÇÃO
– Ambulância com maca, ataduras, talas para imobilização, oxigênio, soro fisiológico, colar cervical e bombeiro socorrista
Busca, salvamento e resgate
Prevenção e combate a incêndios
Atividades de Defesa Civil