Início Especiais Parceria com o Programa AABB Comunidade

Parceria com o Programa AABB Comunidade

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, custeia o Programa Integração AABB Comunidade em Santa Cruz do Sul, que oferece a 300 crianças e adolescentes – dos bairros Progresso, Rauber, Menino Deus, Várzea, Belvedere e Renascença – com atividades práticas, na área da educação. É um projeto social – sob coordenação pedagógica da Orientadora Educacional Lisandra Faccin, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) – que tem patrocínio da FENABB – Federação Nacional das AABBs, Fundação Banco do Brasil.
Parcerias entre projetos sociais vêm da vontade de mudar uma realidade repleta de desigualdades sociais. A partir desta premissa, o Programa AABB Comunidade, há mais de quatro anos, conta com a importante parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através do Projeto Ginástica Artística/PDU, do Departamento de Educação Física e Saúde, ligado atualmente ao Núcleo de Arte e Cultura e Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias. Esta parceria concede para 80 estudantes, do Programa AABB Comunidade, a oportunidade de participar da Oficina de Ginástica Olímpica, contemplando a inclusão social, multiplicando seus conhecimentos e seu desenvolvimento psíquico, afetivo e moral por meio da prática esportiva/cultural.
O Programa AABB Comunidade é referendado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, no que tange ao desenvolvimento de ações de proteção integral a esse público. Um dos eixos norteadores de proteção integral é a intercomplementaridade de propósitos e de ações entre a família, a escola e a comunidade – tripé estratégico para alcançar os objetivos do programa que podem constituir ações conjuntas entre o poder público e a sociedade civil, na busca por melhorias na Educação.
Segundo o Secretário João Miguel Wenzel “educação é a maior ferramenta para a evolução individual e coletiva. Quanto mais entidades e pessoas envolvidas nas questões educacionais maior será o ganho de toda sociedade.”

Divulgação/RJ

João Miguel Wenzel, Secretário Municipal da Educação e Cultura

___________________

PROGRAMA DANÇAR UNISC

O Projeto Ginástica Artística da Unisc está vinculado ao Programa Dançar Unisc/PDU-Social. O Programa Dançar da Unisc nos seus 15 anos de história tem ampliado seus projetos em várias frentes, como:
PDU-Comunidade, onde são oferecidos projetos de dança e ginástica para a comunidade em geral, mediante inscrição;
PDU-Corpo de Dança tem como objetivo divulgar a arte da dança de salão em eventos culturais e esportivos,
PDU-FIU (Festival Integrado Unisc) que está na sua 15ª edição, tem como objetivo integrar os diferentes grupos de ginástica, dança, patinação e demais manifestações culturais num evento de grande acessibilidade;
PDU-Social tem como objetivo realizar parcerias com instituições que busquem atender crianças em vulnerabilidade social, através do projeto de ginástica artística e de trampolim.
Atualmente o PDU-Ginástica Artística de trampolim vem atendendo a dois projetos importantes: desde 2009 foi iniciada uma parceria com o programa AABB Comunidade com 4 turmas de ginástica, e em 2012 iniciou a parceria com o projeto Semear Amigos, com 2 grupos de ginástica, onde foram abertas mais 2 turmas à comunidade. Cada grupo desenvolve atividade de ginástica de solo, mini trampolim e trampolim acrobático onde tem como critério acompanhar o desenvolvimento motor das crianças na prática dos exercícios de ginástica, e o programa de ginástica de trampolim para copas escolares.
As crianças são incentivadas a colaborar com os colegas e professores durante as aulas, para que juntas criem pequenas apresentações, com o objetivo de poderem participar de eventos culturais e esportivos. Em 2012, as crianças participaram do 14ª Festival Integrado Unisc, realizaram algumas apresentações em festividade do seu projeto bem como todos os grupos participaram da 1ª Copa de Ginástica de Trampolim realizada em novembro de 2012, na sede da AABB. Foi uma festa de confraternização dos diferentes grupos do PDU- Social. 
Este ano o projeto AABB Comunidade foi renovado por mais 4 anos e terá seu início a partir da próxima semana; o projeto Semear Amigos encontra-se em andamento e os projetos ginástica artística abertos à comunidade também está em andamento.
A coordenação geral do PDU está a cargo das professoras Úrsula Müller e Martha Helena Segatto Pereira; o PDU Social a cargo da orientadora dos bolsistas, Ursula Müller, e conta com a inserção dos bolsistas Probex: Elenice Berger, Neila Lara, Luis Fernando Silveira dos Santos e Francisco Macdower Silva Pires.

Divulgação/RJ

Programa AABB Comunidade recebe a parceria da Unisc