Início Geral Pavimentação da estrada de Cerro Alegre Alto deve iniciar em duas semana

Pavimentação da estrada de Cerro Alegre Alto deve iniciar em duas semana

Prefeita Helena assinou termo para início das obras na noite de terça (12)

Mais uma localidade do interior de Santa Cruz do Sul irá receber em breve investimentos em infraestrutura. A prefeita Helena Hermany assinou, na noite de terça-feira (12), o termo de início de obras para a pavimentação asfáltica de 2,2 mil metros de extensão de via.

Fotos: Daniel Silveira

Os serviços devem iniciar em duas semanas e a previsão de conclusão da execução é de seis meses. A cerimônia foi realizada na casa noturna Mannsão, com a presença de membros do secretariado, servidores municipais, vereadores e um grande número de moradores da localidade.

            Helena frisou que levar melhorias às comunidades do interior tem sido uma das grandes preocupações de sua gestão. “Temos que dar condições às famílias do campo para se deslocarem, para poderem transportar sua produção, para que possam ter uma vida normal”, afirmou.

            Conforme a prefeita, o asfaltamento do trecho de Cerro Alegre Alto entre Santa Cruz do Sul e Passo do Sobrado soma-se às pavimentações na estrada Bruno Pritsch e Travessa Dona Leopoldina, entre outras iniciativas, que buscam estabelecer rotas alternativas para acabar com o estrangulamento do tráfego em pontos sobrecarregados pelo grande fluxo de veículos.

            Helena destacou que, à medida que o município se desenvolve, novos desafios vão surgindo e sua gestão está atenta às novas necessidades que surgem. “O desenvolvimento nos impõe algumas boas preocupações. É um bom sinal, porque estamos no caminho do progresso. Mas precisamos estar atentos à qualidade das nossas estradas, em providenciar mais saúde e educação para a população”.

            Segundo a prefeita, a pavimentação melhorará as condições para o transporte da produção e de insumos agrícolas e a locomoção de moradores da localidade. “Boas estradas são um fator fundamental para que as comunidades possam seguir no campo, produzindo o alimento que chega às nossas mesas”.

            O secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, detalhou ao público todo o desenvolvimento do projeto, desde a realização da topografia, passando pela licitação para o estudo do solo e o licenciamento ambiental, entre outros itens.

            Vereadores da base aliada, Raul Fritsch e Licério Agnes participaram do ato. “A pavimentação da estrada é mais uma demonstração de trabalho deste governo. A comunidade está cansada de promessas, desculpas e explicações. As pessoas querem ver obras e melhorias”, disse Fritsch.

            Já Agnes lembrou que obras como a pavimentação da estrada de Cerro Alegre Alto foram viabilizadas através do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, obtido pela Administração Municipal e autorizado pela Câmara de Vereadores a partir da mobilização da base aliada. “Sempre é importante lembrar que a oposição foi contrária a esse investimento. Hoje, a prefeita tem recursos para fazer essa melhoria tão importante”.

            Representando a Câmara de Vereadores e o prefeito de Passo do Sobrado, o vereador Selmo “Loco” destacou que a pavimentação do trecho será muito positiva para a ligação entre os dois municípios.

            Nascido na localidade no ano de 1958, o agricultor Eugênio Sehnen comemorou o anúncio. Ele relatou que o trânsito é bastante intenso no trecho, diariamente, entre as 5h e 19h. “A pavimentação trará uma grande melhoria. Será bom para os agricultores e a mobilidade dos moradores”. 

            O projeto, elaborado pela engenharia da Secretaria de Obras e Infraestrutura, prevê, além da pavimentação asfáltica em uma área de 15.400 m2, drenagem, terraplanagem e adequações do sistema de abastecimento de água que passa pela via e atende a rede hídrica da região. A obra está orçada em R$ 3.844.549,21 e será executada pela Ditrevi Engenharia, vencedora da licitação.