Cristiano Silva
[email protected]
Rolf Steinhaus
Projeto envolve alunos que vão dos 7 aos 70 anos de idade
Através do Departamento de Cultura de Santa Cruz do Sul, partindo das oficinas de desenvolvimento de artes por crianças a partir dos 7 anos de idade e adultos, a Biblioteca Pública MunicipalElisa Gil Borowski virou um ateliê artístico. O projeto “Pintando na Biblioteca”, conduzido pela professora e escritora Valquíria Ayres, coordena aulas de aprendizado das artes, proporcionando uma mostra de trabalhos feitos pelos seus alunos das oficinas, neste mês de julho.
Valquíria conversou com o Riovale Jornale contou sobre o projeto: “É muito importante trazer essa exposição para as pessoas, pois além de desenvolver e mostrar a artes produzidas aqui, a mostra divulga a própria Biblioteca Pública, que muitas pessoas desconhecem sua existência ou importância”.
A exposição, que traz pinturas de quase 50 artistas/alunos das oficinas aplicadas no local, busca, segundo a escritora e professora Valquíria Ayres, cruzar literatura e pintura. Na inauguração da mostra, realizada na última segunda-feira, 15 de julho, os autores das obras, familiares e amigos, lotaram o espaço onde está localizada a exposição, na Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).
Na ocasião, esteve presente também o Secretário Municipal de Educação e Cultura,João Miguel Wenzel, a coordenadora do Departamento de Educação Infantil, Lígia Maria Hoppe e a coordenadora deCultura de Santa Cruz do Sul, Margaret Rodrigues. “É muito bom trazer as pessoas para a Biblioteca Pública. É um local de fácil acesso e propício para a difusão da cultura. A professora Valquíria tem alunos de 7 a 70 anos, e trazê-los para a produção da mostra, junto com seus familiares e amigos foi muito bom”, revelou Margaret.
Sobre as oficinas, a coordenadora de cultura destaca a vontade dos alunos em seguir no projeto: “Muitas pessoas já se inscreveram de novo para as próximas oficinas buscando se aperfeiçoar cada vez mais. Esperamos mais à frente, logo no mês de agosto, dar sequência a outros projetos que temos em vista, mas que ainda estão em fase final de produção” revela Margaret.
A mostra fica exposta até o dia 26 deste mês de julho,na Biblioteca Municipal, (Rua Coronel Oscar Jost , 1551, em frente ao Poliesportivo). Ainda segundo Valquíria, no mês de dezembro haverá a exposição das pinturas produzidas no segundo semestre deste ano. As inscrições para as oficinas já estão abertas no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz (Ernesto Alves, 817, na antiga Estação Férrea). As oficinas iniciam no dia 05 de agosto.
Rolf Steinhaus
Artes foram produzidas por alunos de 7 à 70 anos, dentro do projeto “Pintando na Biblioteca”