Início Saúde Poliomielite: mais de 4 mil crianças já foram vacinadas em Santa Cruz

Poliomielite: mais de 4 mil crianças já foram vacinadas em Santa Cruz

Suilan Conrado
[email protected]

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite vacinou até a tarde desta quarta-feira, 12, em Santa Cruz do Sul, o total de 4.151 crianças entre seis meses e cinco anos de idade. O número corresponde a um percentual de 66,36% do público alvo imunizado.
Conforme a coordenadora de imunizações do município Raquel Lopes, a procura pela dose aumenta cerca de 5% a cada dia. “A demanda está alta, se continuar assim logo atingiremos a meta”, estima Raquel. Na região, a expectativa é de proteger no mínimo 17.033 crianças. Para tanto, a 13ª Coordenadoria Estadual de Saúde conta com 23.500 doses da vacina contra a paralisia infantil disponíveis.
O Ministério da Saúde pretende vacinar 95% do público alvo até o fim da campanha, que encerra no próximo dia 21.

Decom/ Pmscs/Divulgação


A meta do Ministério da Saúde é de vacinar 95% do público alvo até o fim da campanha, no próximo dia 21. Em Santa Cruz, mais de 4 mil crianças entre  6 meses até 5 anos já receberam a dose da gotinha

 


Calendário básico de vacinação contra a poliomielite

2 meses: 1ª dose – vacina injetável
4 meses: 2ª dose – vacina injetável
6 meses: 3ª dose – vacina oral
15 meses: reforço – vacina oral

Contraindicações

A vacina não deve ser administrada a crianças com vômitos, diarreia ou processos febris de origem indeterminada. Pode ser aplicada a qualquer hora do dia, sem relação com alimentação. Em raríssimas circunstâncias a administração desta vacina tem sido associada à ocorrência de paralisia em vacinados sadios ou em seus contatos. A poliomielite aguda associada à vacina oral é doença aguda febril, que causa um déficit motor flácido de intensidade variável, geralmente assimétrico. O tempo decorrente entre a aplicação e o evento é de 4 a 40 dias para o vacinado e de 4 a 85 dias para o comunicante de vacinado. (Fonte: Ministério da Saúde)