Rosibel Fagundes
[email protected]
Um levantamento apresentado nesta quarta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre as estimativas da população residente nos mais de cinco mil municípios brasileiros, revelou um aumento no número de moradores em Santa Cruz do Sul. De acordo com dados registrados até 1º de julho deste ano, o município possui 130.416 mil habitantes. Enquanto que a população em 2010, quando foi realizado o último censo era de 118.374 mil. O aumento nos últimos nove anos foi de 10,17%. No Brasil, a estimativa de população é de 210.147.125 pessoas. A maior população se encontra em São Paulo, com 45.919.049 habitantes. Já a menor está em Roraima com 605,8 mil habitantes.
Conforme o chefe da agência do IBGE em Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, as informações são estimativas populacionais, são parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de estados e municípios, e também referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. “Os resultados refletem a realidade brasileira, e seus dados são utilizados em programas e projetos que vão contribuir para acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e evolução da população ao longo do tempo. Com estas informações vamos poder identificar áreas de investimentos prioritários, além de contribuir para as projeções de políticas públicas”.
As informações para a estimativa populacional são obtidas através de pesquisas e do censo demográfico, além de informações do Registro Civil. A pesquisa é realizada de 10 em 10 anos com intervalo de cinco, como explica o gestor. “O censo deve ser realizado a cada dez anos, o último foi em 2010. Desde que a contagem populacional teve início fizemos um censo no intervalo deste período. No entanto, a pesquisa que deveria ter sido realizada em 2015, acabou não saindo por questões orçamentárias e falta de recursos. Em 2017, fizemos apenas o censo agropecuário. Então, por este motivo o censo de 2020, será muito importante para obtermos um novo parâmetro de projeção”, concluiu.
Processos seletivos para o censo 2020
O censo ou recenseamento demográfico constitui como fonte de referência para conhecimento das condições de vida da população e de outras informações tais como, o número de homens, mulheres, idosos e crianças além de outros itens indispensáveis que irão fornecer referências para as projeções populacionais. A pesquisa é realizada através de visitas a todos os moradores residentes em domicílios particulares e coletivos do Brasil.
Com previsão de acontecer no mês de agosto, o IBGE já deu início aos processos seletivos das equipes que irão atuar em todo país no censo demográfico 2020. Para a região de abrangência do IGBE de Santa Cruz, que corresponde a 14 municípios serão contratadas aproximadamente 410 pessoas. Sendo 350 recenseadores, 2 coordenadores censitários de subárea e cerca de 40 supervisores e agentes censitários municipais.
A contratação da equipe será feita através de processos seletivos que terão início em setembro. Todos os contratados serão temporários. Durante o período de dois meses, serão visitadas cerca de 120 mil residências. As informações coletadas serão referentes às características pessoais e domiciliares de todos os domicílios, desde a composição da família, a faixa etária, o grau de escolarização, trabalho, rendimentos entre outros.














