Início Sem categoria População deve manter os cuidados neste feriadão

População deve manter os cuidados neste feriadão

Secretária de Saúde, Daniela Dumke pede cautela e que se evite as aglomerações na Páscoa

Ricardo Gais
[email protected]

A chegada de mais uma data festiva preocupa autoridades de saúde. A Sexta-feira Santa que será celebrada hoje, 2, e a Páscoa comemorada no próximo domingo, 4, são datas em que tradicionalmente as famílias se reúnem, no entanto, o momento ainda é crítico devido à pandemia de Covid-19. 

Conforme a secretária Municipal de Saúde, Daniela Dumke, os efeitos das restrições, como lockdown e o fechamento do comércio não essencial, para evitar a circulação das pessoas, começa a dar efeito positivo na diminuição por procura de consultas médicas e internações em hospitais, no entanto, essa situação pode mudar se a população não manter os cuidados. “A Covid tem altos e baixos, pois os dados oscilam muito rápido, mas com certeza o grande aliado é o distanciamento social, e com todos os cuidados que estamos tendo nessas últimas semanas, com regras mais rígidas, conseguimos colher os frutos, pois a procura por consultas diminuiu e o contágio ficou mais lento devido ao isolamento”, disse Dumke.

Daniela Dumke. – Foto: Ana Souza



A secretária enfatiza sobre a vacinação, pois aos que já foram vacinados ela esclarece que mesmo após a imunização, a pessoa deve continuar a manter todos os cuidados, pois a proteção não é 100%. “A vacina vai te ajudar, mas não impede que a pessoa seja contaminada com Covid. A vacina pode te livrar de parar numa UTI, por exemplo, mas não de contrair a doença e ter complicações, além de transmitir o vírus”, explicou.

PÁSCOA PREOCUPA

A secretária espera que daqui a dez dias os casos diminuam ainda mais. “Se descuidarmos pode vir a aumentar este número novamente, e a Páscoa me preocupa muito. Não podemos colocar tudo água abaixo por descuidos. Vemos que a contaminação está ocorrendo dentro das residências, não no comércio. As famílias precisam ter a consciência de que não é momento de junção para jantas”, alerta.

Conforme Dumke, as aglomerações no feriado podem causar o efeito rebote, quando em uma semana ocorre a baixa dos casos de Covid-19 e nas próximas semanas voltam a registrar altos números. “Nós estamos superando, mas tem famílias que perderam pessoas queridas e essa marca ficou, não queremos retornar para isso, pois ainda estamos com as UTIs lotadas. Estamos conseguindo ver uma leve esperança de melhora se mantermos os cuidados”, sublinha a secretária.

Daniela Dumke comenta que nesta sexta-feira e no sábado, a Secretaria de Saúde quer vacinar as pessoas dos grupos prioritários de forma intensa e que uma campanha para vacinação será realizada nos próximos dias.