Início Colher de Pau Porco Oktober

Porco Oktober

A chef Ana Elisa, docente do Senac – Santa Cruz do Sul, apresentou a receita de Porco Oktober numa das oficinas da Escola de Gastronomia do Senac, durante a 35º Oktoberfest. 

INGREDIENTES
Arroz Preto

125 g de arroz preto
750 ml de água
2 g de sal refinado
2 g de alho em pó
Molho vermelho
25 g de açúcar refinado
5 g de amido de milho
100 ml de cerveja
Quanto baste de vinagre de álcool
15 ml de extrato de tomate
Quanto bate se sal refinado
Quanto baste de páprica em pó
Porco amarelo
500 g de filé mignon suíno
Quanto baste de mostarda Dijon
Quanto baste de cúrcuma em pó
75 g de farinha panko
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO
Arroz preto –
Em uma panela, coloque o arroz, a água, o sal e o alho em pó.  Aqueça-a em fogo alto e, após levantar fervura, cozinhe em fogo médio, por aproximadamente 30 minutos, até cozinhar por completo.
Molho vermelho – Reserve 25 ml de cerveja. Em uma panela, coloque o açúcar, o amido, 75 ml de cerveja, vinagre, sal e páprica. Leve ao fogo, mexendo sempre até começar a engrossar. Cozinhe por mais 2 minutos e retire do fogo. Adicione o extrato e a cerveja reservada. Acerte o sal.
Porco – Em uma vasilha, misture a cúrcuma, a farinha panko e um pouco de sal. Corte o filé em partes iguais, tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira e sele a carne. Reserve. Preaqueça o forno a 240°C. Pincele com a mostarda todos os pedaços de carne, empane na farinha, coloque sobre uma grade em uma assadeira e asse-os por aproximadamente 20 minutos.
Montagem – Coloque uma porção de molho no prato e acomode uma porção de arroz e carne sobre o molho. Sirva imediatamente.