Início Política Posses de Dilma e Sartori

Posses de Dilma e Sartori

O governador eleito, José Ivo Sartori (PMDB), recebeu o cargo do ex-governador Tarso Genro, no dia 1º. A cerimônia que iniciou por volta das 14h na Assembleia Legislativa, contou com a presença de secretários, vereadores, prefeitos e convidados.
Em seu discurso, Sartori declarou “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem-comum do povo rio-grandense”. Já o presidente da Assembleia, Gilmar Sossella (PDT), citou as dificuldades financeiras que o novo governador deverá enfrentar. “Temos à frente a carranca medonha de uma crise que se instalou em nosso Estado” e explicou que o povo gaúcho anseia por melhorias. Ao final, pediu: “Entre para a história como o homem que fez o Rio Grande do Sul voltar a ser forte”.
Sartori iniciou seu discurso agradecendo aos gaúchos pela confiança e depois falou sobre seus planos para o estado. “Precisamos dar início a uma mudança ampla, profunda, larga e duradoura em todos os processos de gestão do governo. Não podemos correr o risco de ser um Estado velho num mundo moderno”, explicou o governador. Da Assembleia Legislativa, Sartori e Cairoli dirigiram-se ao Palácio Piratini para a transmissão do cargo.
Já a presidenta Dilma Rousseff, também no dia 1º de janeiro, passou pela cerimônia de posse que teve início na Catedral Metropolitana de Brasília, seguindo para a entrada do Congresso Nacional, onde chegou por volta das 15h. No plenário, Dilma fez o juramento, a assinatura do termo de posse e o discurso. Na saída, recebeu as honras militares, seguindo para o Palácio do Planalto. Dilma falou para a nação e nomeou os ministros. A etapa final da cerimônia contou uma recepção no Palácio do Itamaraty.
Em seu discurso, Dilma anunciou que o lema de seu novo governo será “Brasil, Pátria Educadora”, que sintetiza a educação como prioridade de se próximo mandato. “Ao bradarmos ‘Brasil, pátria educadora’ estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades, mas também que devemos buscar, em todas as ações do governo, um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e sentimento republicano”,enfatizou a presidenta. (Fontes: Portal RS e Portal Brasil)

 

Crédito: Karine Viana

Sartori recebeu as felicitações do ex-governador Tarso Genro.

Crédito: Marcelo Camargo/agência Brasil

Após cerimônia de posse, presidenta desfilou em carro aberto.