Início Geral Postos de Saúde: serviço noturno tem novo cronograma

Postos de Saúde: serviço noturno tem novo cronograma

Iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz visa tornar o atendimento básico mais acessível para a população

Fotos: Luiz Fernando Bertuol
Posto Margarida é uma das unidades que terá atendimento estendido à noite

Ana Souza
[email protected]

O atendimento noturno nos postos de saúde em Santa Cruz do Sul tem cronograma definido para a primeira quinzena de agosto. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) divulgou as unidades que estarão de portas abertas das 17h30 às 20h30. A medida é uma alternativa para proporcionar maior acesso da população aos serviços. Há pré-agendamento, preferencialmente para trabalhadores conseguem ir às unidades durante o dia. As consultas são agendadas pelos agentes comunitários de saúde, telefone do posto e presencial por familiar do paciente.


A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, avalia que é boa a adesão dos usuários ao atendimento noturno e observa que a agenda está sempre na capacidade máxima. “As ações de prevenção e promoção da saúde vêm cada vez mais se apresentando como um diferencial na atenção básica de saúde de Santa Cruz. O processo de atendimento da equipe de saúde em horário diferenciado do praticado comumente traz o usuário para dentro da sua unidade, fortificando o vínculo entre equipe e usuário. Nesse horário diferenciado, os usuários, que durante o horário comercial estão trabalhando, podem acessar a unidade de saúde de sua região, colocando em dia vacinação dos filhos, consultas de rotina, acompanhamento de doenças crônicas, etc.”, ressaltou.

Secretária Daniela: “Ação fortalece o vínculo entre equipe e usuário”

Em princípio, os atendimentos noturnos são pré-definidos quinzenal e mensalmente e conforme a demanda da unidade de saúde. “As equipes que têm maior demanda de atendimento e/ou maior agenda podem organizar o noturno para atendimentos médicos, odontologia, exames preventivos de pré-câncer e vacinação com mais frequência. Cabe salientar que algumas unidades, a exemplo das do interior, não possuem demanda para atendimento noturno”, explicou a secretária.


Os serviços variam de acordo com a demanda. “Em torno de seis a oito são consultas médicas, cinco exames pré-câncer, três a quatro consultas odontológicas, entre outros serviços de curativos, vacinas, etc. Também são oferecidos no turno da noite as visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde, somente para aqueles que trabalham no horário de funcionamento das ESFs (equipes de saúde da família”, acrescentou a secretária.

Datas e Locais

Unidades de saúde para trabalhadores na primeira quinzena de agosto (17h30 às 20h30):
Dia 2, terça-feira – ESF Bom Jesus e UBS Belvedere
Dia 3, quarta-feira – ESF Glória Imigrante
Dia 4, quinta-feira – Ambulatório central
Dia 8, segunda-feira – UBS Jacob Schmidt e ESF Menino Deus
Dia 10, quarta-feira – ESF Pedreira
Dia 11, quinta-feira – UBS Avenida e ESF Linha Santa Cruz I e II

Unidades de saúde para toda população na primeira quinzena de agosto (17h30 às 20h30) – lembrando que cada usuário deve procurar a sua de referência:
Dia 2, terça-feira – UBS Avenida e UBS Jacob Schimdt
Dia 4, quinta-feira – UBS Verena
Dia 9, terça-feira – ESF Arroio Grande I e II
Dia 11, quinta-feira – ESF Margarida Aurora