Início Saúde Postos abrem das 8h às 17h neste sábado

Postos abrem das 8h às 17h neste sábado

Suilan Conrado
[email protected]

Depois de anunciar a compra de dez mil doses de vacina contra a gripe A, a prefeitura de Santa Cruz do Sul inicia neste sábado, 22, uma nova campanha de imunização. O público alvo são as de até 6 anos e 11 meses de idade, além de professores e funcionários de todas as escolas municipais e estaduais. A meta é elevar o número de pessoas protegidas para 53 mil até a próxima sexta-feira.

As doses estarão disponíveis nas unidades de atendimento dos bairros, no Centro Materno Infantil (Cemai) e no posto central, que hoje  funcionam das 8h ás 17. Durante a semana, o atendimento é em horário normal.Quem buscar a vacina, deve apresentar o Cartão SUS gerado no município ou comprovante de atuação na rede escolar. Quem ainda não tem o cartão, pode procurar a Central de Marcação de Consultas (Casa) e ser vacinado no próprio local.
Com a campanha, a cobertura de proteção será ampliada, já que por enquanto apenas crianças com até 2 anos e professores da educação infantil têm acesso à vacina. Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam  que 40 mil pessoas estão protegidas  em Santa Cruz. Dessas, 33 mil foram vacinadas pela Prefeitura e o restante buscou laboratórios particulares ou recebeu a vacina no local de trabalho.

A compra foi anunciada na última terça-feira, após a confirmação de duas mortes de pessoas infectadas com o vírus H1N1 e outras que ainda estão internadas em UTI. O investimento será de R$ 198 mil. Atualmente, o estoque de doses é reduzido e a remessa garantida pelo Estado na semana passada foi pequena.

Com a campanha, a cobertura de proteção será ampliada, já que até então,  apenas crianças com até 2 anos e professores da educação infantil tinham acesso à vacina. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 40 mil pessoas estão imunizadas em Santa Cruz. Dessas, 33 mil foram vacinadas pela Prefeitura e o restante buscou laboratórios particulares ou recebeu a vacina no local de trabalho.