Início Colunas Praticar esportes, bem da vida!

Praticar esportes, bem da vida!

Não tenho formação em Educação Física, mas pratico esporte, menos que deveria, mesmo assim duas vezes por semana pratico futebol, a maior paixão dos brasileiros. A prática de esportes e a tão concorrida caminhada nos calçadões de todas as praias e ruas, contaminam toda a nossa população de norte a sul do nosso território, dando passagem à saúde de quem as pratica.

Esportes radicais! Slackline, a nova modalidade que toma conta da população brasileira. É o equilíbrio da corda bamba, praticado nas praças, praias e que passa a ter um grande interesse pelos acrobatas mais experientes e os equilibristas vindos da escola dos circos. Porto Alegre, no bairro Ipanema, recebe uma competição desta nova modalidade, deste esporte radical, que tem agradado tantos os brasileiros.

Rapel, outro dos esportes radicais que vem encontrando um grande número de praticantes e simpatizantes, com descidas por cordas praticadas em montanhismo e escaladas. Rapel é uma palavra que em francês quer dizer “chamar” ou “recuperar”, usada para batizar técnicas de descidas. Sem entrar no mérito das modalidades, da prática deste esporte, é necessário conhecimento e técnica, instrutor capacitado, assim como equipamentos, pois sem estes quesitos pode-se tornar perigoso e fatal.

Outro esporte saudável é o ciclismo. Não é radical, mas pode ser perigoso sem os devidos equipamentos de segurança de quem os pratica. É impensável sem capacete, luvas e outros. Com o devido cuidado, é prazeroso e tem aumentado o número de adeptos em todo mundo. Além de saudável, não é poluente. O que precisamos é aumentar o número de ciclovias e o devido respeito no trânsito por parte dos veículos automotores.

O que mais chama atenção é o nível de conscientização das pessoas praticantes dos diversos esportes, que dão um verdadeiro exemplo a ser seguido. A prática de esporte transforma a sociedade em saudável, feliz e bela. Navegar é preciso, navegue nesta onda saudável da vida.

EXPRESSÕES LATINAS E ESTRANGEIRAS – “Dívida Portable”: Aquela que deve ser paga no domicílio do credor. “Dívida Quérable”: Aquela de deve ser paga no domicílio do devedor.

“Muita gente luta por altos ideais e em toda a parte a vida está cheia de heroísmo. Seja você mesmo, principalmente não simule afeição, nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a selva. Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas também seja compreensivo com os impulsos inovadores da juventude”.     

(Texto encontrado em uma pequena igreja dos Estados Unidos, no século XVII, de autor desconhecido)