Início Destaque Pré-candidatos se apresentam ao pleito

Pré-candidatos se apresentam ao pleito

Candidaturas oficiais vão ser definidas entre 20 de julho e 5 de agosto, prazo legal para as convenções partidárias

Ana Souza
[email protected]

A corrida para as próximas eleições está em pleno vapor. Vários pretendentes aos cargos eletivos já lançaram suas pré-candidatura a deputado estadual ou federal. Os eleitores irão às urnas no dia 2 de outubro para definir os integrantes da Assembleia Legislativa, da Câmara Federal e do Senado, mesma data do primeiro turno das concorrências a governador do Estado e presidente da República – onde for necessário, a segunda rodada para o Executivo ocorrerá no dia 30 de outubro.


O Tribunal Superior Eleitoral estima que o Brasil terá a participação de 148 milhões de eleitores, o que coloca o país como a segunda maior democracia do hemisfério ocidental e uma das maiores do mundo. Além disso, o cadastro de novos eleitores bateu recorde. Mais de 2 milhões de jovens entre 16 e 18 anos tiraram seu título de eleitor até 5 de maio – um aumento de 47% em relação ao período anterior, em 2018.


Os nomes dos candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal, estadual e distrital serão definidos pelos partidos entre o dia 20 deste mês e 5 de agosto, prazo legal para a realização das convenções. Quem pretende disputar as eleições em outubro já está participando de eventos e reuniões preparatórias. O Riovale Jornal passa a apresentar os pré-candidatos da região a partir desta edição.

Alguns dos pré-candidatos da região

Alberto Heck (PT) – Deputado estadual
Bruna Jeanine Molz (Republicanos) – Deputada estadual
Jackson Rabuske (PL) – Deputado estadual
Kelly Moraes (PL) – Deputada estadual
Luizinho Ruas (PSD) – Deputado estadual
Marcelo Moraes (PL) – Deputado federal