Início Valério Garcia Precisamos encontrar a Felicidade

Precisamos encontrar a Felicidade

Um dos significados da palavra felicidade nos diz que é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento. Mas qual o valor, o tamanho ou o preço deste sentimento? Como alcançá-lo e onde procurá-lo?

Quando falamos em felicidade o que vem primeiro em nossa cabeça são conquistas materiais que ambicionamos adquirir. Pode ser um carro de luxo, casas, apartamentos, terras enfim, bens materiais que envolvam o tão procurado dinheiro. Muita gente é contra o ditado popular que afirma: “dinheiro não traz felicidade…”; e alguns acrescentam: “…mas compra…”.

Acho que o mais importante é olharmos para o nosso interior e perguntarmos para nós mesmos: o que me trouxe felicidade até agora? Posso mentir para outras pessoas durante algum tempo, mas nunca para mim mesmo! Nossa consciência é o nosso grande juiz e nunca irá nos enganar. Se pararmos para pensar, fomos felizes muitas vezes com poucas coisas. A felicidades anda de mãos dadas com a simplicidade. Sabe o porquê disto? A felicidade é mensurada pela intensidade com que vivemos tal coisa ou fatos que nos tornam felizes, não pela sua quantidade ou materialidade.

Posso ser muito feliz em um acampamento à beira de um açude rodeado de amigos, rodeado de mosquitos, comendo um peixinho frito, passando até um pouco de frio… e posso ser infeliz sozinho num hotel cinco estrelas, com os melhores pratos e o melhor atendimento que me for oferecido. A felicidade não tem dimensões definidas porque é um estado de espírito; não pode ser quantificada apenas sentida. Outro aspecto importante é que ela deve ser compartilhada com outras pessoas, deve contagiar, pois quanto mais pessoas felizes, melhor para a coletividade. A alegria com a felicidade dos outros, também é um tipo diferenciado de felicidade.

Procuremos incessantemente por esse sentimento pois nossa vida passa muito rápido e não podemos perder tempo com coisas ruins. Viva com responsabilidade, mas não leve sua vida tão à sério, afinal de contas, você não irá sair vivo dela.