Início Geral Prefeita Helena assina decreto e apresenta regras durante lockdown

Prefeita Helena assina decreto e apresenta regras durante lockdown

Na tarde desta sexta-feira, 26, a prefeita Helena Hermany ao lado dos secretários municipais, em coletiva de imprensa, apresentou o decreto municipal referente ao lockdown. “Estamos vivendo uma realidade assustadora”, iniciou. “Os leitos estão mais de 100% ocupados e conversamos com os hospitais, já se esgotou todas as possibilidades de aumento no atendimento. Já aumentaram os leitos na UTIs, aumentaram a capacidade de atendimentos. Não se trata mais só do espaço físico, o que precisamos são profissionais”, completa.

Com o objetivo de conscientizar e fazer com que a comunidade santa-cruzense fique em casa, a prefeita assinou o decreto e as regras do lockdown passam a valer, a partir de hoje, às 20 horas, até as 5h de segunda-feira, 1º de março.

Com o aumento significativo no número de novos casos de coronavírus, o Município que vinha seguindo regras da bandeira vermelha, passa a seguir as restrições de bandeira preta, classificada pelo governador Eduardo Leite, em todo o Estado.

Assim, entre as definições do decreto, além do lockdown, fica permitido o funcionamento exclusivo de atividades como: farmácias e drograrias, supermercados, clínicas e consultórios médicos, distribuidoras de gás, postos de combustíveis, exceto o serviço de conveniência, serviços públicos essenciais, tais como: o serviço de abastecimento de água e saneamento em atividades urgentes; serviços de fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana; fiscalização externa em geral; hospitais, postos de saúde, unidades básicas de saúde, forças de seguranças, dentre outros.

Na educação, conforme já havia sido anunciado por Leite, a Educação Infantil, bem como os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental podem manter as atividades presenciais. No entanto, na próxima semana, as aulas presenciais para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) – crianças de zero a três anos, estarão suspensas, pois há um número grande de educadores afastados com Covid-19.

Na segurança pública, o secretário da pasta reforçou que durante o fim de semana, 15 equipes estarão atuando frente à fiscalização junto aos órgãos de segurança do Estado, para evitar que pessoas circulem pelas ruas da cidade.

A prefeita Helena reforçou ao final para que a comunidade compreenda a situação e fique em casa. “Vamos conseguir superar com união”, frisou. Helena Hermany ainda destacou que as decisões foram tomadas de forma democrática, ouvindo as classes, no entanto, sublinhou que algumas particularidades precisaram ser acatadas conforme decisão do Estado.

As informações completas sobre o decreto podem ser vistas no arquivo em PDF anexado a esta matéria.