Início Geral Prefeita Helena parabeniza Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares

Prefeita Helena parabeniza Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares

Luiz Fernando Bertuol

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, marcou presença no evento de comemoração dos 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras (Staf), realizado na manhã desta sexta (01/07), no pavilhão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz.

O evento reuniu lideranças do meio rural e político e associados. A programação iniciou com uma homenagem aos associados fundadores da entidade, dos quais 13 fizeram-se presentes. Ao se dirigir aos presentes, Helena Hermany destacou a relevância do trabalho da categoria para a sociedade. “Se, cada dia de manhã, temos café, leite, pão e frutas na mesa, devemos lembrar de agradecer a cada um dos agricultores que não mede esforços e fazem todo esse trabalho”, afirmou.

Helena destacou que seu governo tem se pautado pela valorização dos agricultores e das comunidades do interior. A prefeita destacou projetos que deverão ser concretizados dentro do programa Mobiliza Santa Cruz – Desenvolvimento, que terá R$ 200 milhões em recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. Entre eles estão a pavimentação de vias do Interior, investimentos em redes hídricas, internet para o meio rural e energia elétrica trifásica. “Queremos que os moradores do Interior tenham as mesmas condições que o pessoal da cidade”, defendeu.

Além disso, Helena também defendeu uma iniciativa de sua gestão que entrará em vigor em 2023. O vale-feira mensal de R$ 100 será pago aos servidores municipais a partir de janeiro do próximo ano. A iniciativa busca incentivar a alimentação saudável e cria mais uma fonte de renda aos agricultores familiares do município. “Esta é a melhor forma de estimular a diversificação da produção e de gerar um recurso extra para os pequenos produtores”, concluiu.

O secretário de Agricultura, Hardi Lúcio Panke, parabenizou o sindicato pelo histórico de serviços prestados a seus associados. “É uma entidade que muito ajudou na alavancagem da diversificação da agricultura e que, através de seus dirigentes, tem mantido uma de transparência e engrandecimento”, declarou.

Presidente do Staf, Renato Goerck mostrou-se radiante com a comemoração de seis décadas de existência da instituição. “Não tenho dúvida de que, durante esses 60 anos, o sindicato contribuiu muito para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do campo”, avaliou.