Início Geral Prefeitura anuncia restauração do prédio

Prefeitura anuncia restauração do prédio

Projeto vai manter atuais características do prédio

Grasiel Grasel
[email protected]

Na última quarta-feira, 17, o prefeito Telmo Kirst anunciou que o Palacinho, sede de seu gabinete e prédio de grande importância histórica para o município, será reformado. A novidade foi divulgada através de pronunciamento oficial da Prefeitura em frente ao edifício, do qual a previsão de duração das obras é de três meses com um custo de R$120 mil. Serão feitos consertos nas estruturas danificadas e nas esquadrias, limpeza do telhado e substituição de um elevador de acessibilidade. 
Ao final de seu discurso, o prefeito acompanhou o plantio de uma quaresmeira feito por alunos de escolas municipais. A árvore, característica por suas flores que desabrocham durante o período da quaresma (janeiro a abril) e também entre junho e agosto, terá um segundo pé plantado. As mudas estão substituindo duas outras árvores que serão removidas a partir de uma decisão técnica, que apontou que ambas estão afetando a visibilidade do Palacinho de quem caminha pela praça.

Um pé de quaresmeira foi plantado depois do anúncio feito pelo prefeito

Em entrevista, Telmo afirma que também já está em andamento um projeto de restauração da parte interna do prédio, mas este vai demorar mais para ser apresentado. “Temos o objetivo de investir no prédio da antiga secretaria do Planejamento, já fizemos também o da antiga cadeia onde funcionava um destacamento da Brigada Militar, então estamos caminhando nisso aí”, responde o prefeito sobre a pretensão de expandir os planos de melhorias em prédios e monumentos históricos da cidade.
A pintura do prédio, que segundo o prefeito não é renovada desde 2004, manterá o padrão de cores, bege e branco. Além da coloração, outra característica marcante do Palacinho que não será afetada é o seu estilo neoclássico, lembrando as formas dos antigos templos gregos. Em seu discurso, Telmo assegurou que a restauração dos monumentos característicos do município seguirá sendo prática de sua gestão, como já havia sido feito, por exemplo, com a Gruta que também fica na Praça da Bandeira.