Início Geral Prefeitura começa a produzir grelhas de concreto para evitar roubos

Prefeitura começa a produzir grelhas de concreto para evitar roubos

Foto: Gulhermi Neuhaus/Secom

No decorrer dos próximos dias, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SEOI) vai começar a substituição das grelhas de ferro das bocas de lobo, por outras de concreto. A medida tem como objetivo inibir os frequentes furtos dessas estruturas, que tem sido verificados em diversos pontos da cidade. Desde o início do ano mais de 70 grades já foram retiradas.

A produção teve início na semana passada com a preparação dos moldes e, conforme explicou o secretário da pasta, Edmar Hermany, devem ser fabricadas em torno de 30 a 40 grades de concreto por semana. “Vamos usar o mesmo material utilizado na fabricação de meio-fio e de tampas dos bueiros. Já para a ferragem vamos aproveitar as sobras dos materiais que vão se acumulando nos depósitos. Esse aproveitamento vai gerar uma redução de até 80% no custo”, detalhou.

Foto: Seoi



O furto das grelhas, segundo o coordenador de Produção, Manutenção e Operação da SEOI, Sérgio Renato, tem sido rotineiro e acontece tanto no centro da cidade como nos bairros. Como o valor do ferro subiu muito, o metal é atraente para os criminosos, e a reposição das estruturas torna-se altamente onerosa para o poder público. “Dependendo do tamanho, varia de R$ 200 a R$ 600 uma grelha. Produzindo aqui na secretaria, além de evitarmos um grande prejuízo, vamos fazer uma economia significativa”, afirmou o coordenador.

A expectativa é que com a substituição gradativa das grelhas, haja uma melhora no sistema de escoamento das águas pluviais, uma vez que a ação dos criminosos será coibida. “Só ali na volta da Paul Harris, tem uma travessa onde foram retiradas três grelhas. É uma ruazinha que não tem 50 metros”, contou ele. Embora sejam mais baratas, as novas grades de proteção terão a mesma funcionalidade das atuais e a mesma resistência.

A SEOI informa ainda que vai produzir cordões de calçada em grande escala para repor o que está danificado nas vias públicas e também para atender futuras pavimentações.