Início Educação Prefeitura cumpre meta de ofertar creche na região central

Prefeitura cumpre meta de ofertar creche na região central

Fotos: Guilherme Neuhaus

A Escola de Educação Infantil Cantinho Feliz já não faz mais jus ao nome. A creche, que até a última semana, funcionava nos altos da Rua Marechal Floriano, próximo à Padaria Pritch, agora está de casa nova, em um prédio muito mais amplo, situado na Rua Felipe Jacob, nº 8, e com capacidade para receber até 400 alunos, de zero a 5 anos de idade, em turmas do berçário a pré-escola.

O cantinho, que agora mais parece um cantão, impressiona pelo tamanho das instalações, pelo conforto e pela segurança que passou a proporciona aos alunos.A inauguração das novas instalações ocorreu na manhã desta quarta-feira, 2, em uma cerimônia que contou com a presença da prefeita Helena Hermany, do vice-prefeito Elstor Desbessell, de secretários municipais, da direção da escola e de funcionários. Embora restrita, em razão da pandemia, e observando todos os protocolos, o ato contou com discursos, descerramento de placa, corte de fita e visita às instalações.

A instituição de ensino privada é mantida pela Associação Educacional Cantinho Feliz e também atende crianças da rede pública municipal, através de convênio com a prefeitura. Hoje, através da Secretaria Municipal de Educação (SEE), 168 crianças estão matriculadas na escola, número que a partir do próximo edital, previsto para o mês de julho, poderá ser ampliado, atendendo a meta estabelecida pelo governo municipal, de ofertar mais vagas na educação infantil para atender a necessidade dos pais que trabalham no centro.



Segundo a prefeita Helena Hermany, em apenas seis meses de governo, uma importante promessa de campanha está sendo cumprida. “Uma creche central era um pedido de muitos pais que trabalham nesta região da cidade, poder deixar os filhos na escola no caminho para o trabalho e buscar na saída. Isso facilita muito a rotina das famílias. Em seis meses conseguir uma creche tão bem localizada e que pode disponibilizar até 400 vagas é uma grande conquista”, comemorou.

A Escola de Educação Infantil Cantinho Feliz passou a ocupar uma estrutura de 4.155 metros quadrados de área construída, com 20 salas de aula, pátio amplo e estacionamento coberto para 30 vagas, guarita com recepcionista e câmera de vigilância externa. Conta com espaços diferenciados como sala de cinema e pátio interno que proporciona atividades de recreação também em dias de chuva. E assim que o cenário da pandemia melhorar e não houver mais a necessidade dos protocolos, a escola deve reativar o projeto de educação bilíngue, com o ensino de inglês para todas as crianças, com aulas diárias.

Para o secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel, a semana, embora curta, em razão do feriado religioso de Corpus Christi, foi repleta de grandes conquistas na área da educação. “Que semana! Que semana! Só temos que comemorar, todos os professores e trabalhadores da educação estão sendo vacinados, na segunda inauguramos a Emei Progresso e agora estamos aqui inaugurando a Cantinho Feliz. É algo muito significativo para a educação”, definiu.

Wenzel disse que a oferta de mais vagas na educação infantil é mais um passo para zerar o deficit de vagas nesta etapa do ensino. “Há alguns anos eu não acreditava que seria possível, hoje tenho certeza de que é e de que alcançaremos esta meta até o final dos quatro anos de governo”.