Início Educação Prefeitura entrega uniformes escolares e anuncia retorno das aulas 100% presencial

Prefeitura entrega uniformes escolares e anuncia retorno das aulas 100% presencial

Ricardo Gais
[email protected]

Fotos: Ricardo Gais / RJ

Na tarde desta quarta-feira, 11, no Dia do Estudante, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou a entrega simbólica de uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino, e anunciou a volta das aulas 100% presencial. O ato foi realizado em frente ao Palacinho, na Praça da Bandeira, com a presença da prefeita Helena Hermany, vice-prefeito Elstor Desbessell, secretário de Educação, João Miguel Wenzel, além de representantes das escolas municipais e demais autoridades políticas.

Após entoar o Hino Nacional Brasileiro, os uniformes foram entregues. Trata-se de uma segunda leva, a qual estão inseridos os tênis e jaquetas para este inverno. Em maio deste ano foram entregues camisetas manga curta, uma manga longa, calça e abrigo, e os meninos ainda ganharam bermudas e a meninas short saia ou corsário.

O objetivo da Prefeitura é evitar bullying nas escolas e amenizar o orçamento das famílias. Todos os alunos da pré-escola ao nono ano receberão as vestimentas que foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação em um investimento que totalizou R$ 1,7 milhão, proveniente de recursos do salário educação. Os uniformes já estão nas escolas e começam a ser entregues aos alunos a partir de amanhã.

Ao fazer uso da palavra, o secretário de Educação, João Miguel Wenzel, disse que os uniformes são uma conquista de todos. “Este ano não é um ano fácil, é para quem é valente e tem coragem e, além disso, vocês (professores) estão lidando com situações novas e repetidas do ano passado. Vem uma nova etapa pela frente, a escola vai ter que se readaptar novamente e, enquanto houver a pandemia, não haverá situação ideal de aula”, disse. “A demanda dos uniformes não veio da secretaria, esse foi um pedido da prefeita”, acrescentou.

A prefeita Helena Hermany agradeceu o esforço de todos e dos vereadores, que na primeira reunião extraordinária, em janeiro deste ano, aprovaram o primeiro projeto dos uniformes. “Para nós, este é um dia muito importante. Tenho certeza que vocês (alunos) têm professores dedicados, escolas bonitas e vamos cada vez melhorar mais para que vocês se sintam bem”, enfatizou.

Retorno das aulas

Helena também anunciou que na próxima segunda-feira, 16, começa o retorno 100% das aulas presenciais da pré-escola até o nono ano. Já na segunda, 23, voltam os alunos de 0 a 3 anos. “Nós estamos fazendo todos os esforços para que possamos atender a comunidade. Se, de repente, em alguma escola faltar algum profissional, precisamos que os pais entendam que não estamos podendo contratar novos profissionais, devido à Lei Federal Nº 173. Por isso estamos chamando de maneira emergencial, seguindo o concurso, e muitas pessoas não estão vindo”, explicou.

Nesta tarde também foram entregues computadores para as secretarias das escolas municipais. O total investido é de R$ 284 mil, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). As escolas de educação infantil e ensino fundamental da cidade já receberam os equipamentos, hoje foram entregues para as escolas do interior: Emef Willy Carlos Froehlich, Félix Hoppe, Vidal de Negreiros, Imaculada Conceição, Cardeal Leme, Dom Pedro II, Rio Branco, Emanuel, Cristiano Smidt, Felipe Becker e Guilherme Simonis.