Início Política Prefeitura suspende por 60 dias contrato de licitação da água

Prefeitura suspende por 60 dias contrato de licitação da água

Suilan Conrado
[email protected]

Diego Dettenborn
[email protected]

Em comunicado à imprensa realizado no fim da manhã de sexta feira, 1º, o prefeito Telmo Kirst anunciou que suspendeu por 60 dias a assinatura do contrato da licitação da água de Santa Cruz do Sul. Na ocasião, foi assinado um decreto nomeando uma comissão para avaliar o Plano Municipal de Saneamento.
Telmo relatou que tem dúvidas quanto ao plano e que não se sente seguro para assinar um contrato de 30 anos de concessão. “O processo é muito longo, preciso de um tempo para rever o plano de saneamento e ver se o edital foi bem construído. Ao meu ver, existem muitas lacunas no documento.”

Diego Dettenborn


Em comunicado, o prefeito afirmou não estar seguro em relação ao contrato

 

Foram nomeados para integrar a comissão o secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany; secretário de Planejamento e Gestão, Jeferson Luis Gerhardt, Procuradora Municipal, Marcia Maria Pacheco da Silva e o coordenador da Unidade Central de Controle Interno, Renato Luiz Theisen. Henrique Hermany será o presidente do grupo.
A comissão terá 2 meses para apresentar um relatório conclusivo da viabilidade do plano de saneamento e da licitação aberta durante o governo de Kelly Moraes (PTB).
Quanto ao plano de saneamento de Santa Cruz, este começou a ser discutido em 2010, e estabelece critérios para o edital da licitação da água, definindo investimentos e metas a serem cumpridas e também indicadores para elevar o índice de esgoto.
Telmo ainda concluiu: “Não me sinto seguro para assinar um contrato que implica um prazo de 30 anos, quando possivelmente já não estarei mais por aqui”.

ENTENDA

Durante esta semana, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) havia apresentado um novo projeto de saneamento para Santa Cruz, que previa R$ 300 milhões de investimento em obras no município nos próximos 30 anos. O projeto substituiria o edital de licitação da água, suspenso ontem.