Início Geral Preparativos estão nos detalhes finais

Preparativos estão nos detalhes finais

Sara Rohde
[email protected]

A dois meses para começar a 19ª edição da Expoagro Afubra, os preparativos para a maior feira de agricultura familiar do Brasil estão intensos. O evento já conta com uma ampla programação e será realizado de 26 a 28 de março no Parque de Exposições em Rincão Del Rey, Rio Pardo (RS). O lançamento oficial ocorre dia 1º de março e contará com a presença do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke. 
Nos próximos dias a coordenação da feira visitará mais de 170 municípios do Estado, Órgãos de Governo do Estado, a Secretária da Agricultura, autoridades e o Ministério da Agricultura, onde serão entregues convites juntamente com o material de divulgação e a revista do evento que se encontra em sua 14ª Edição.
Com o tema ‘Tecnologias para campo: Gestão’, a Expoagro Afubra este ano contará com novidades, como o Pavilhão das Agroindústrias com 1.500m² de área construída e espaço para 150 agroindústrias, que será entregue durante o lançamento da feira. Outra novidade é a Rodada de Negócios da Horticultura Vale do Rio Pardo – SEBRAE, onde produtores de hortaliças e restaurantes, hotéis, supermercados e estabelecimentos comerciais da região se reunirão com um único objetivo: desenvolver o mercado local.
Para o coordenador geral da Expoagro Afubra e vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, o tema deste ano foi escolhido pensando nos produtores e no grande número de tecnologias reunidas na feira. “Saber administrar a propriedade com base na análise dos recursos disponíveis, isso é fazer a gestão. É uma boa administração, é o produtor tomar decisões em que investir baseado nos controles que se tem da propriedade, como controle do custo de produtividade, mão de obra, financiamento. Isso nós julgamos o mais importante. O produtor tem as suas atividades, mas ele está fazendo uma boa avaliação do custo e do resultado dessas atividades? Um produtor que vai investir em agroindústria precisa avaliar aquilo que ele faz na propriedade para ver se pode entrar na mão de obra, em espaço, em recursos de investimento, tudo isso a gente chama de fazer a gestão, para tomadas das decisões, então este foi o motivo por escolhermos o tema desta edição”. 
Segundo Dornelles a feira conta com uma grande variedade de tecnologias, produtos e serviços importantes, mas, se o produtor não tiver a qualificação gerencial, não saberá administrá-los.

Marco Antonio Dornelles coordenador geral da Expoagro Afubra

A programação deste ano também contará com atividades como o Seminário de Turismo Rural, realizado através da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), que apresentará o case do município de Sobradinho onde as belezas e riquezas culturais e produtivas do meio rural local serão mostradas. Haverá Reunião Comitê de Bacia do Vale do Rio Pardo com apresentação de ações de gestão ambiental na região VRP de várias entidades. O 6º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar nas categorias Empresa e Inventor. Lembrando que as empresas que desejam participar precisam ser fabricantes de máquinas, equipamentos e/ou componentes agrícolas, inclusive, sistemas informatizados para o uso no meio rural, produzidos e fabricados no Brasil e voltados à agricultura familiar. As inscrições seguem até 15 de março. A categoria Inventores é para agricultores, inventores e/ou pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas. Ambos precisam estar empregados na agricultura familiar. A categoria é destinada para inventos de máquinas, equipamentos ou ferramentas agrícolas inovadoras. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. Outros destaques do evento são os estandes da Emater e da Embrapa.
A expectativa, conforme Dornelles, é que mais uma vez a feira será realizada com sucesso, já que vem cumprindo suas funções, “acreditamos ter um público ainda maior que na ultima edição, pois a feira chegou num status onde os produtores se programam com antecedência, as excursões já foram confirmadas, a programação foi trabalhada e agora cabe se reunir com os parceiros como Emater, a Prefeitura, Sindicatos, o próprio governo do Estado e o Ministério da Agricultura que estão se desenvolvendo”, disse. 
Para a coordenação do evento a 19ª edição contará com presenças políticas fortes e as ações e diretrizes da feira serão muito boas para serem realizadas durante o ano. “A nossa expectativa é de ocorrerem muitos investimentos, em política, em programas para os agricultores, isso eu sinto como entidade organizadora do evento, e sinto isso dos parceiros que estão lá e trabalham pelo mesmo agricultor. A nossa expectativa é de um novo ar, um novo momento devido as mudanças políticas no estado e no país”, salientou o coordenador geral. 
Nesta sexta-feira, 25, haverá uma reunião para discutir e definir o que será apresentado durante os dias de feira no Fórum de Diversificação Produção Rural do Vale do Rio Pardo. Até a realização da 19ª edição da Expoagro Afubra, mais eventos poderão integrar a grade de programação, já que os governos Estadual e Federal estão se estabelecendo e definindo as agendas. 

Entre as novidades da feira está a inauguração do Pavilhão das Agroindústrias com 1.500m² de área construída

A Expoagro Afubra
O evento tem o propósito de incentivar a diversificação dos produtores rurais, fortalecer o trabalho dos agricultores e reunir em um só local diversas opções em tecnologias e uma programação especial aos produtores.
Desde a primeira edição o número de visitantes e expositores só aumentou e para ter uma noção, em 2001 o público presente superou 2.000 pessoas e contou com a participação de 64 empresas expositoras. Atualmente a Expoagro conta com a participação de um grande público e no ano passado o número de visitantes ultrapassou 98 mil pessoas e contou com 428 expositores. Na última edição foram movimentados R$ 68,89 milhões em negócios.

Estande EMATER contará com Agroindústria Familiar; Apicultura; Jardinagem; Cozinha Didática; Piscicultura; Solos; Cooperativismo; Tecnologias Digitais para a Agricultura Familiar.
Estande EMBRAPA terá oito temáticas: Apicultura; Agroenergia; Avicultura Colonial; Forrageiras e integração lavoura e pecuária; Fruticultura; Grãos e conservação do solo; Segurança Alimenta; Clínica Fitossanitária.
Espaço Cultural: Presença Jovens Rurais, Escolas parceiras Projeto Verde é Vida, Programa Crescer Legal – Sinditabaco, Aprendiz Profissional Rural, Cooperativas Escolares – Sicredi. 
Exposição: Grande número e variada exposição de máquinas, equipamentos, insumos e serviços por muitos expositores compõem as tecnologias para o campo.
Dia Arroz – Estande do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA); Exposição de Animais; 

Serviço:
Dias:
26, 27 e 28 de março
Horário: Das 8 às 18 horas – entrada franca
Ônibus grátis: de hora em hora, a partir das 8 horas, fazendo o trajeto de ida e volta da matriz da Afubra (Júlio de Castilhos),até o Parque da Expoagro. Haverá estacionamento para 6 mil veículos.