
Tiago Mairo Garcia
[email protected]
O prefeito de Pantano Grande e presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Cassio Nunes Soares, foi um dos palestrantes da Assembleia de Verão promovida pela Famurs, nos dias 13 e 14 de fevereiro, em Capão da Canoa, no litoral norte.
Soares, que também preside a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp), conversou com a plateia sobre a importância dos consórcios públicos para as administrações municipais. “Foi uma apresentação sobre a Agconp, mostrando para os demais prefeitos quais são as nossas metas para 2020, além de destacar todos os serviços que os consórcios públicos podem auxiliar nas administrações municipais, em praticamente todas as áreas, desde que haja interesse e volume”, resumiu Soares.
Os consórcios públicos já atuam em compras coletivas de medicamentos, na área da saúde, iluminação pública, inspeção de produtos de origem animal, usina de asfalto para pavimentação, videomonitoramento e cercamento eletrônico, entre outros setores. “É uma instituição que auxilia na gestão e traz muita economia e outros benefícios para as administrações municipais”, completou o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale e da Agconp.
O Prefeito de Rio Pardo e presidente da Amvarp, Rafael Barros, também esteve presente na Assembleia de Verão, que reuniu gestores municipais de todo o Estado. Os desafios das eleições, mudanças na legislação eleitoral e no pleito municipal, o que são considerados crimes eleitorais, como enfrentar o mundo digital e as suas fake news foram alguns dos principais temas debatidos no evento.
A programação ainda incluiu assuntos como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a aplicabilidade do piso do magistério, os benefícios dos municípios aderirem ao Sistema Estadual de Cultura, regularização fundiária urbana e geoprocessamento, entre outros conteúdos da pauta municipalista. (Com informações da Assessoria de Imprensa – Cisvale).














