Início Especiais Principal gerador de emprego e renda em Santa Cruz

Principal gerador de emprego e renda em Santa Cruz

Luísa Ziemann
[email protected]

Considerado o principal município do Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul possui um setor industrial consolidado, que gera empregos, produz receitas e movimenta a economia local, regional e estadual. Conforme a Secretaria Municipal da Fazenda, possui 382 indústrias instaladas, desde as pequenas empresas até as maiores. No topo do ranking de arrecadação tributária estão as do segmento tabagista, seguidas por metalurgia e gêneros alimentícios.

Martins: “Sermos competitivos com qualquer cidade do Estado”


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, exalta o setor industrial como um dos principais motores da economia do município. “É importante ressaltar que coloca Santa Cruz como destaque estadual, inclusive colaborando com mais de 70% dos impostos municipais”, observa. “A indústria é, além de tudo, o setor que mais gera emprego e renda, sendo de extrema importância para nós e também para a região, pois a demanda é tão grande que as empresas contratam mão de obra até de fora do município.”
Martins salienta que o governo municipal age de forma contínua para atrair cada vez mais indústrias. “Nos mantemos atualizados no que diz respeito a leis e decretos, para sermos competitivos com qualquer cidade do Rio Grande do Sul quando o tema é lei de incentivo às empresas”, destaca.


Ele lembra ainda de outras ações foram instituídas para que novas companhias escolham Santa Cruz para se instalar, como a lei conhecida como Desenvolve Santa Cruz. “Através dessa legislação, empresas podem se habilitar a isenção de até 100% do IPTU e ITBI, isenção de até 50% de ISSQN e restituição de parcela do retorno do ICMS ao município”, frisa.

20 maiores empresas em participação tributária

(ano base 2021)

1º) Philip Morris Brasil
2º) JTI Processadora de Tabaco do Brasil LTDA.
3º) Souza Cruz
4º) Metalúrgica Mor
5º) Nestlé Brasil
6º) Excelsior Alimentos
7º) Mercur
8º) Universal Leaf Tabacos
9º) Muller Comércio de Alimentos
10º) Xalingo
11º) GAM
12º) Tobacco House
13º) Frigorífico Gassen
14º) Organik Soul Tabacos
15º) Prime Leaf Export
16º) Germani Alimentos
17º) ATC Brasil
18º) Profigem do Brasil
19º) WMS Supermercados do Brasil
20º) DRS – Distribuidora Schweickardt