Início Sem categoria Procura pela vacina foi grande e doses terminaram ainda pela manhã em...

Procura pela vacina foi grande e doses terminaram ainda pela manhã em Santa Cruz

Filas foram longas nesta manhã. – Foto: Tiago Mairo Garcia

Com a chegada de um novo lote de vacinas contra a Covid-19 e a ampliação da faixa etária para idosos a partir dos 70 anos, a retomada da vacinação nesta sexta-feira, 19, provocou uma corrida aos pontos. As 3.440 mil doses que chegaram ontem a Santa Cruz do Sul terminaram m um único dia. Desde o início da manhã já era possível ver longas filas se formando em praticamente todos os locais destinados à aplicação da primeira dose.

No Parque da Gruta, onde a vacinação ocorreu pelo sistema drive-thru, a fila por volta das 8 horas da manhã começava na esquina da rua Gaspar Silveira Martins com a Borges de Medeiros e contava com quase duas centenas de veículos aguardando a vez. Nos demais pontos não foi diferente e devido ao grande contingente de pessoas nas filas, senhas tiveram que ser distribuídas. Ao final da manhã restavam em torno de 400 doses somente.

Esperando para ser vacinado, mas em primeiríssimo lugar na fila, estava o taxista Eduardo da Silva, 71 anos, morador do Bairro Arroio Grande. Madrugador, ele não teve dificuldade em acordar cedo para não correr o risco de perder a oportunidade e por volta das 4h30 já estava de sentinela em frente ao portão do parque, pronto para receber a tão aguardada vacina. Após a aplicação, nem sequer um sinal de cansaço pela longa espera, pelo contrário, a sensação era de alívio. “Estou muito feliz, aquele peso da cabeça saiu, me sinto aliviado”, contou animado.

No Parque da Oktoberfest o movimento era ainda maior. No local as vacinas estavam disponíveis para idosos pelo sistema drive-thru, junto às casinhas da Vila Típica. A fila de carros começava na Rua Almirante Barroso, entrava pela rua 28 de Outubro, dobrava na Coronel Jost e contornava todo o parque, entrando pelo portão da Independência. Já na Bierhaus, as vacinas foram disponibilizadas para profissionais de saúde e idosos que chegavam a pé.

Aguardando na fila desde as 8 horas, a dona de casa Jussara Wahrendorf, 71 anos, foi ao parque da Oktoberfest acompanhada do marido Daniel,79 anos, já imunizado há pouco mais de uma semana. A vacina para ela chega como um princípio de libertação. “Já faz um ano que começou essa pandemia e que não saio de casa, vou na sacada e na farmácia que fica a uma quadra. Não vou nem ao mercado e não recebo visitas, isso tudo vai deixando a gente estressado”, desabafou.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) comunicou que a vacinação deve ser retomada na semana que vem, com a chegada de novas doses, conforme informado pelo Ministério da Saúde