Início Educação Professor alemão desenvolve atividades binacionais na Unisc

Professor alemão desenvolve atividades binacionais na Unisc

Com o objetivo de realizar pesquisas em campo e em laboratórios sobre ecologia e fisiologia de peixes elétricos no Rio Grande do Sul, chegou à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no dia 20 de janeiro, o professor da universidade Stiftung Tierärztliche Hochschule Hannover – University of Veterinary Medicine Hanover, na Alemanha, Karl Heinz Willi Esser.

A acolhida foi feita pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, professora Andréia Rosane de Moura Valim, acompanhada da coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, (AAII) Cristiana Verônica Mueller e pelo professor do departamento de Biologia, Andreas Köhler. As boas-vindas foram dadas em uma reunião ocorrida na sala de reuniões do Polo de Modernização Tecnólogica da Unisc, no bloco 16.

Cristiana Verônica Mueller, Andréia Rosane de Moura Valim, Karl Heinz Willi Esser e Andreas Köhler

Esta é a segunda vez que Esser vem ao Brasil, já que ele esteve na Unisc em fevereiro do ano passado. Segundo Köhler, desde então, eles vêm desenvolvendo atividades binacionais de pesquisa e extensão sobre peixes elétricos. “A vinda do professor vai contribuir para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas”, explica.

Ainda conforme ele, a Universidade alemã está doando mais equipamentos para o Laboratório de Zoologia da Unisc, com o intuito de contribuir para as pesquisas binacionais. “Nesse sentido, o professor vem também trazer esses equipamentos, a fim de instalá-los”, conta.

Durante a estadia, que vai do dia 20 de janeiro até o dia 12 de fevereiro, eles farão pesquisas em campo e laboratório, além de realizarem um curso de extensão para acadêmicos de biologia da Unisc sobre ecologia e fisiologia de peixes elétricos. “Vamos também finalizar e encaminhar para publicação um artigo que mostra a falta de estudos nesta linha de atuação no sul do Brasil”, aponta Köhler.

Sobre a pesquisa

Conforme o Köhler, atualmente, o conhecimento sobre as espécies de peixes com campo elétricos de baixa frequência, popularmente conhecidos como tuviras, é quase ausente no Rio Grande do Sul, mesmo que se trate de um grupo de peixes com uma importância ecológica fundamental para os ecossistemas de água doce. Assim, os estudos que começaram no ano passado visam contribuir com o conhecimento taxonômico, biológico e ecológico das espécies nativos da região.

Além disso, sabe-se, de que algumas das espécies tem um alto potencial para diversas tecnologias de monitoramento ambiental, ou seja, em diferentes locais do mundo, estas espécies são utilizadas como bioindicadores, bem como na avaliação dos impactos ambientais presentes. Por isso, a necessidade de realizar as primeiras pesquisas cientifico-tecnológicas visando a avaliação dos impactos nos ecossistemas de água doce da região central do estado, utilizando os peixes elétricos nativos.

Durante a estadia do professor Esser, alunos do curso de Ciências Biológicas participarão durante duas semanas das atividades de pesquisa, transferindo assim conhecimentos para eles, que serão aplicados em futuras atividades de Iniciação cientifica, bem como de monografia e estágios vinculados a Universidade.