Início Geral Programação da Semana Farroupilha inicia no próximo dia 18

Programação da Semana Farroupilha inicia no próximo dia 18

Sem o tradicional desfile, comemorações serão em formato híbrido e virtual

Tradicional desfile não ocorrerá novamente neste ano, em razão da pandemia . – Foto: Arquivo/RJ

Ricardo Gais
[email protected]

Chegou o mês mais importante para os gaúchos, no qual ocorrem os festejos farroupilhas em homenagem ao dia 20 de setembro. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, neste ano Santa Cruz do Sul optou pela não realização do tradicional desfile e para não deixar a data passar em branco, e durante reunião entre a coordenação dos festejos, patrões dos Centros Tradicionalistas Gaúchos (CTGs) e Secretaria Municipal de Cultura, ficou acordado que algumas atividades serão realizadas em formato hibrido e virtual.

No dia 18 de setembro ocorre à chegada da chama crioula oficial do Município, às 9h30, no Parque da Oktoberfest e, às 19h inicia a abertura dos Festejos Farroupilhas, com live do CTG Rincão da Alegria. (Confira a programação completa no quadro abaixo).

O Gabinete de Crise do Governo do Estado acatou o pedido dos setores do tradicionalismo gaúcho, no qual fica permitida a realização de desfiles, no entanto, somente para cavalarianos, reduzindo, dessa forma, o número de participantes, situação que tira o formato tradicional dos desfiles, um dos fatores levou as entidades do Munícipio a optarem pela não realização do evento, além da preservação da saúde dos envolvidos.

Conforme a nota divulgada pela coordenação, em Santa Cruz neste ano não haverá uma comissão farroupilha. “As entidades, em reunião, optaram por cada CTG realizar suas atividades com seus associados, que aos poucos estão retornando deste período difícil. Como já divulgado, acontecerá à geração da Chama Crioula, no dia 4 de setembro, no distrito de Alto Paredão. Teremos aqui na cidade comemorações mais comedidas, pois os patrões entenderam que devemos em primeiro lugar, pensar na saúde e bem estar de nosso povo”, informa a nota.

A frente desta organização, junto à Prefeitura com a secretaria municipal de Cultura, está Jacson Franco, Cátia Jantsch, Maicon Vidal, Rosângela Jochims e Carla Cristina Borba, que estruturaram junto às entidades uma forma de comemorar o mês farroupilha, com precaução e já discutindo as comemorações de 2022.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL

1º Dia – Live 01
Data: 18/09/2021
Local: CTG Rincão da Alegria
Horário: 19h30 às 22h30
Tempo da Live: 3h
Programação: Abertura dos Festejos; Bênção Crioula; Homenagens e Noite Nativista com banda local.

2º Dia – Live 02 – Sequência dos Festejos Farroupilhas
Data: 19/09/2021
Local: CTG Rincão da Alegria
Horário: 14h30 até 17h30
Tempo da Live: 3h
Programação: Abertura; Interação com Público; Culinária Gaúcha; Apresentações Artísticas; Show de Banda Gaúcha local; Vídeos do Tradicionalismo local e apresentações Usos e Costumes do Gaúcho.

3º Dia – Live 03 – Sequência dos Festejos Farroupilhas e Encerramento
Data: 20/09/2021
Local: Galpão Parque de Eventos
Horários: 15h às 18h
Tempo da Live: 03h
Programação: Abertura; Interação com Público; Atividades Campeiras; Costelão Gaúcho; Atividades Campeiras; Show de Bandas Gaúchas; Apresentações Usos e Costumes do Gaúcho e encerramento às 18h com a extinção da Chama Crioula.

As lives seguirão todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, vigentes nas datas. O público poderá acompanhar a programação através das redes sociais do CTG Rincão da Alegria, que serão compartilhadas nas páginas da ATS e Chasque Gaudério.

Para quem quiser utilizar os seus galpões, o Parque de Eventos estará aberto para receber os tradicionalistas, mas sempre respeitando os protocolos de saúde.