
Nelson Treglia
[email protected]
O Grêmio viveu uma excelente fase nos dois últimos anos, ao conquistar os títulos da Copa do Brasil em 2016 e da Copa Libertadores da América em 2017. Porém, uma conquista está faltando para o futebol gaúcho, seja para o Grêmio, seja para o Inter: o Campeonato Brasileiro. Projetando 2018, seria muito bom, para o futebol do Rio Grande do Sul, voltar a vencer este campeonato. Afinal, é a maior competição do país.
A última conquista gaúcha, em termos de Brasileirão, foi com o Grêmio, em 1996. Já o Inter não vence desde 1979, quando ainda contava com Falcão no time (aliás, os três títulos brasileiros do Colorado foram conquistados com Falcão jogando no meio-campo). Curiosamente, Mauro Galvão participou tanto do Inter ’79 quanto do Grêmio ’96, jogando na zaga.
Em 1996, embora tenha jogado a partida decisiva contra a Portuguesa, Galvão era reserva de Adílson, conhecido como “Capitão América”, por ter levantado a Libertadores 1995 pelo Tricolor. No título brasileiro, a equipe-base treinada por Felipão contava com: Danrlei no gol; Arce e Roger nas laterais; Rivarola e Adílson na zaga; Dinho, Goiano, Émerson e Carlos Miguel no meio-campo; Zé Alcino e Paulo Nunes no ataque. Curiosamente, quem marcou o gol do título foi o meia Aílton, reserva, muito criticado à época.
Pelo lado do Internacional, quando se fala em competições nacionais, o problema é bem maior. Se o título do Brasileirão não vem desde 1979, o único título da Copa do Brasil foi conquistado no também longínquo 1992, em uma final contra o Fluminense. A decisão foi transmitida, à época, por uma rede de TV que não existe mais: a Rede OM, extinta em 1993. São 25 anos sem títulos nacionais, para o Inter. Que a história possa mudar em 2018.














