Início Economia Projeção para o próximo ano continua sendo o bem-estar da população

Projeção para o próximo ano continua sendo o bem-estar da população

Prefeita Helena Hermany fez um balanço do governo e fala sobre expectativas para 2023

Fotos: Ana Souza

Ana Souza
[email protected]
Débora Dumke
[email protected].
br

A cidade de Santa Cruz do Sul é sinônimo de alegria e cuidado com as pessoas. Assim o Riovale Jornal foi recebido pela prefeita Helena Hermany (Progressistas) que, com muita simpatia, nos recebeu para fazer um balanço do governo e contar que 2022 foi o ano da virada. “Em 2021 teve a pandemia, foi tudo mais restrito e esse ano chegou com a construção do calçadão e é notório que mudou a cara do município. As pessoas começaram a sentar nas calçadas, caminharem pelo centro e a curtir mais a cidade, isso foi um aspecto muito positivo, deixando todos muito contentes e satisfeitos.” A prefeitura avaliou como totalmente positivo o ano, ressaltando inclusive as distinções de Santa Cruz do Sul que figurou entre as três melhores cidades do Brasil, em termos de saúde e bem-estar e a melhor cidade do Rio Grande do Sul.

Espaço nas imediações do Daer visa abrigar projeto na área cultural

Saúde

Na área da Saúde houve um forte incremento com a criação de horários noturnos nos postos. “Trabalhamos com ações na parte estrutural nos projetos da Família Acolhedora, nas coordenações da Mulher, da Diversidade, das Pessoas com Deficiências (PCDs) e do Autismo. Nossa Secretaria de Saúde recebeu inclusive uma premiação como as três melhores em prêmio nacional. Os serviços municipais de saúde de Santa Cruz do Sul receberam um reconhecimento nacional. A Prefeitura foi uma das três finalistas no Prêmio Band – Cidades Excelentes, na categoria Saúde e Bem-estar para municípios acima de 100 mil habitantes. O evento foi uma promoção do Instituto Aquila, da Rede Bandeirantes.”

Educação

Durante o ano foram feitos vários projetos voltados para educação como a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dona Leopoldina e quatro creches foram finalizadas esse ano. Será realizado um projeto na área da Cultura e que, inclusive, já foi para licitação. O espaço provável será nas proximidades da Secretaria da Cultura. A estrutura, na qual onde hoje se encontra o Daer poderá ser transformado em espaço culturais, que poderão oferecer oficinas de aprendizado. “Queremos transformar o local um novo point para os santa-cruzenses, inclusive já realizamos eventos nesta área, fechando a rua em uma grande integração cultura.” Outro foco na área educacional é a edificação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) que será implantada na Linha João Alves. “Irá resolver muitos problemas, com a criação e ampliação de novas creches, queremos zerar a falta de vagas. Além disso, a modernização das escolas e a entrega de uniformes e materiais escolares também foi um ponto muito significativo.”

Obras

Foram realizadas mais de 50 obras em Santa Cruz do Sul. Entre elas o Calçadão da Floriano, ponte no Viver Bem, estrada Dona Leopoldina, além da revitalização em torno da Rodoviária. “Estamos com mais de 50% da construção concluída e vai ficar praticamente uma rodoviária nova, Também realizamos a ciclofaixa em Monte Alverne, além de melhorias no Motocross, Vale do Nazaré, Feira Rural, Postos de Saúde, Centro de Eventos, Centro Administrativo, arquibancada coberta no Parque de Eventos, ruas com novas pavimentações. Então realizamos muitas coisas em 2022. “Quando se é gestora do município, queremos que as pessoas se sintam bem e usufruam de tudo que a cidade oferece.”

Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico

As questões ambientais e desenvolvimento de Santa Cruz do Sul também foram pautados pela prefeita. “Tivemos a inauguração do Gauten, que abriga em sua estrutura no Distrito Industrial, auditório e espaços para coworking, startups e empresas. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo também estará instalada no local. O desenvolvimento também passa pela área social com projetos de qualificação no mercado de trabalho e no meio ambiente com a ampliação da coleta seletiva”.

Eventos

Houve mais participação do público, e o destaque foi os quatro desfiles da Christkindfest em que lotou a principal rua. “Com o embelezamento das ruas, também houve a sensação de pertencimento nas pessoas. Notamos que estas tinham a preocupação de cuidar, ou seja, no final de cada evento a cidade estava limpa. Fazendo com que o município se tornasse tão atrativo.” A prefeita Helena ainda se emocionou ao lembrar de como foi o Natal Fraterno nesse ano. “Foi outra retomada, que coisa linda! Normalmente era realizado com cerca de 4 mil crianças, e neste foram mais de 7 mil. Fomos procurar brinquedos e conseguimos um número expressivo, inclusive no interior. No dia a Orquestra Santa Brass Band tocando, a entrada do Papai Noel foi muito especial, e as crianças batendo palmas, foi mágico. Foram feitas 100 corridas de ônibus para trazerem os brinquedos. Para o ano que vem, a expectativa é que seja feito um evento muito maior, em que a ideia é irmos no interior, não acontecendo só no Centro.”

Projetos

O Parque do Imigrante é uma prioridade para 2023, enfatizou a chefe do Executivo Municipal. “Começamos a pavimentação e a continuação desse parque e com certeza no final de 2023 teremos um cenário muito bonito. Além do Parque do Imigrante, também estamos trabalhando no Lago Dourado e a parceria público-privada do Parque da Cruz.” Naquele restaurante a prefeitura não está preocupada em ganhar aluguel, mas para que aquele espaço seja um local bonito para a comunidade, que seja um atrativo. O meu sonho é que seja construída uma roda gigante, o pôr do sol de lá é maravilhoso. Também queremos criar uma nova Secretaria que seja direcionada para os serviços de embelezamento nos bairros, assim como a área central que chama a atenção pelo colorido das flores.”

Rua coberta, na descida da Borges de Medeiros
é um dos projetos futuros

O que esperar de 2023

“Para 2023 temos muitos projetos. Duplicação da BR-471, e que irá começar no início do ano. Pavimentação da Estrada Bruno Pritsch no Bairro João Alves; viaduto do Bairro Arroio Grande, rua coberta na descida da Borges de Medeiros, ampliação e reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de muita pavimentação nos Bairros Aliança e Esmeralda. Então sempre procuramos pensar em todos os bairros, todas as localidades e também para o interior, olhando para todos os lados, e ano que vem não será diferente.”

“Espero contar com a parceria de todos em 2023”

“Quero desejar a toda a população santa-cruzense um grande abraço. Espero contar com a parceria de todos vocês em 2023. Se Santa Cruz do Sul é o que é, é graças a vocês. Se estamos evoluindo é devido ao trabalho, a parceria e empenho de cada cidadão. Meu muito obrigada e espero que em 2023 possamos estar crescendo e se desenvolvendo, tendo uma cidade em que todos tenham oportunidades”, finalizou a prefeita.