O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145.043 toneladas. Os dados são do estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês). Cientes dessa realidade e atendendo a demanda de uma importante rede de supermercados da cidade sobre o uso de embalagens plásticas, as alunas do curso de Aprendizagem do Senac Santa Cruz do Sul, Maria Eduarda Arend e Rafaela Meulam criaram o Bio Plast, sacolas 100% biodegradáveis que auxiliam a diminuir o uso desenfreado de embalagens plásticas convencionais no comércio. O projeto será apresentado no Experience Senac, um espaço inovador, efervescente, onde pulsam ideias e compartilhamento. Promovido pelo Senac-RS, o evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, na capital gaúcha e trará nomes importantes da área da inovação e educação.
Sob a orientação da professora Márcia Marinez Wenzel, as alunas realizaram uma pesquisa sobre o quão prejudicial é o plástico e se haviam outros tipos do material que poderiam causar menos impactos na natureza. Foi realizado teste de degradação acelerada do bioplástico, como forma de evidenciar a decomposição da matéria prima orgânica e voltando ao seu estado líquido. As embalagens foram produzidas artesanalmente por aprendizes do Senac, com matéria prima fornecida pela empresa parceira. A distribuição aconteceu em unidades da rede de supermercados onde os clientes receberam informações sobre a composição e processo de degradação da embalagem. “Com a execução deste projeto iniciou-se a mudança de paradigma em relação ao uso de sacolas plásticas convencionais, extremamente prejudiciais ao meio ambiente e a sociedade como um todo, implantando uma nova cultura para as empresas do comércio de bens, serviço e turismo no que se refere ao uso de sacolas plásticas”, afirma a orientadora.
Mais informações sobre a programação do Experience Senac podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/xp.
Sobre a Fecomércio-RS
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.
Sobre o Senac-RS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.














