Início Geral Proteção | Prefeita Helena inaugura Centro de Bem-Estar Animal

Proteção | Prefeita Helena inaugura Centro de Bem-Estar Animal

Amplo complexo na área de proteção de caninos e felinos, com capacidade para abrigar cerca de 200 animais

Iniciativa da Administração Municipal traz como objetivo oferecer um ambiente seguro e acolhedor
Jaime Fredrich

Na Semana Municipal de Bem-Estar Animal, que iniciou no último domingo, 24, mais uma iniciativa da administração municipal em favor dos animais foi realizada nesta terça-feira, 26. Foi inaugurado, na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, um novo e amplo complexo na área de proteção de caninos e felinos, com capacidade para abrigar cerca de 200 animais. Trata-se do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA).
A solenidade contou com a presença da prefeita Helena Hermany, da secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, da líder de governo na Câmara de Vereadores, Bruna Molz, demais vereadores, secretários e comunidade em geral.
Em seu pronunciamento, a prefeita disse que também deseja ser lembrada no futuro por seu olhar no cuidado com os animais. “Sempre digo que meu maior compromisso é cuidar das pessoas, pois agora vou ampliar esse cuidado. É importante cuidar das pessoas e cuidar de quem as pessoas cuidam, de quem as pessoas amam”, observou. Ela fez um agradecimento especial às ONGs e aos protetores independentes e pela parceria com o poder público nas ações em prol do bem-estar animal. “Continuem este belo trabalho que vocês sempre terão o apoio deste governo”.
A titular da pasta do Meio Ambiente, Simone Schneider afirmou que o CBEA representa um marco importante no compromisso com o bem-estar animal. “Esta estrutura foi projetada com o objetivo de oferecer um ambiente seguro e acolhedor. Sabemos da dificuldade que cada entidade e cada representante da causa tem passado, sem locais específicos e adequados para receber animais abandonados e vítimas de maus tratos”, frisou.
Simone destacou ainda que o novo centro não se limitará aos cuidados, mas irá além, com a oferta de programas educativos e adoção responsável. “Estamos dando um passo extremamente importante em direção a uma sociedade mais consciente porque o que todos nós devemos ter clareza é de que toda a vida importa, independente de qual seja”.
Visivelmente emocionada, a vereadora e líder de governo, Bruna Molz, retomou sua trajetória de luta em defesa dos animais, que começou na época em que era estudante de Direito. Ela falou sobre a dura realidade dos centros de zoonoses, dos portões fechados, do tratamento e das condições precárias e da falta de políticas públicas de incentivo à adoção. Em um gesto de reconhecimento à atual gestão, agradeceu à prefeita Helena por dar continuidade a um projeto que teve início no governo anterior. “Isso aqui para mim é a realização de um sonho!”, comemorou.
O médico veterinário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Tiago Marques, ressaltou o trabalho realizado de forma conjunta com as entidades que atuam em defesa dos animais e agradeceu aos colegas servidores municipais pela dedicação. “O antigo Canil Municipal, hoje Centro de Bem-estar Animal só acontece no seu dia a dia porque nós temos operários dedicados, que gostam do que fazem, que estão aqui por amor aos animais e dedicam a eles seu final de semana, seu sábado, seu domingo”, disse ele.
O novo complexo compreende uma área de cerca de 10 mil metros quadrados. Em um dos prédios está o Centro Administrativo, com departamento técnico e espaço para atendimento ao público, totalizando uma área de 334 metros quadrados. Em outro local fica a albergagem de caninos, com 25 boxes coletivos e 14 boxes individuais, em uma área de 1.367,85 metros quadrados. Há também um espaço independente de albergagem de felinos e área de recreação para caninos.
No local foram investidos cerca de R$ 1.842.780, 80, com recursos oriundos do programa Finisa, da Caixa Econômica Federal. A equipe que atuará no local será composta por um coordenador, dois médicos veterinários, um estagiário de medicina veterinária, um estagiário administrativo e quatro operários.
Dentre as principais atividades que serão desenvolvidas no CBEA estão a captura e recolhimento emergencial de animais em situação de risco, albergagem e manutenção de cães e gatos, cadastramento, regulação e agendamento para executar esterilizações gratuitas.
A estrutura é composta por uma área externa para recepção dos tutores e seus respectivos pets, sala de recepção e preparação dos animais, sala cirúrgica e de recuperação, todas com ar-condicionado e iluminação de emergência. O local conta ainda com banheiro e todos os equipamentos obrigatórios e necessários para a realização de procedimentos – balança, mesa cirúrgica, gaiolas de contenção, aparelho de anestesia inalatória, autoclave, frigobar, foco cirúrgico, aspirador cirúrgico, laringoscópio, colchão térmico, maca, dentre outros equipamentos.
Além de todo o atendimento clínico e ambulatorial, os animais também são imunizados através de vacinação contra os mais diversos tipos de enfermidades, como contra raiva, cinomose, parvovirose (vacina polivalente) e tosse dos canis. Testes para leishmaniose, para FIV e Felv e vermifugação também são realizados. No local também será feita a identificação e a microchipagem.

Atendimento
O atendimento ao publico no novo Centro de Bem-Estar Animal ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30, sem fechar ao meio dia. O expediente interno, no entanto, ocorrerá todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, quando serão feitos limpeza e desinfecção das instalações, banhos e alimentação dos animais, manutenção de edificações, tratamentos, curativos e medicação dos animais internados para tratamento médico veterinário.