
Sara Rohde
[email protected]
A nova data para a 33ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul foi divulgada em coletiva com a imprensa na última sexta-feira, 6, na Livraria e Cafeteria Iluminura. E novidades vêm por aí, pois além da mudança do evento para o primeiro semestre de 2020, de 4 a 10 de maio, uma patrona estará à frente da festa literária, a escritora Leticia Wierzchowski, que segundo a organização do evento recebeu a notícia com muito entusiasmo. O homenageado será o escritor, Demétrio de Azeredo Soster e a personalidade incentivadora da leitura a professora Marcia Susana Simon.
Conforme a organizadora do evento e gerente do Sesc, Roberta Pereira, a escolha pela troca da data se deu devido a realização de diversos eventos no mesmo período. “Optamos por mudar a data da feira para maio principalmente por haver muitos eventos no segundo semestre do ano”. Nesta época acontece também a Oktoberfest, Festival de Cinema, Enart, entre outros. “A troca da data também ocorreu para dar mais visibilidade à feira, pois não temos tantos eventos em Santa Cruz no início do ano”, explicou. As ações preparatórias de divulgação serão mantidas e as demais atrações literárias e culturais serão divulgadas até o lançamento oficial do evento, que deve ocorrer em meados de abril, disse Roberta.
Para a próxima edição o tema escolhido é ‘Como é Grande o Meu Amor pela Leitura’ com o objetivo de incentivar as pessoas a tornarem a leitura a principal condutora da felicidade, da cultura e da educação. Como o evento será realizado próximo ao Dia das Mães, é o momento oportuno de aproximar o hábito da leitura no papel da criação da mãe com os filhos.

Segundo o escritor Demétrio de Azeredo Soster o momento é de felicidade, “estou muito feliz, meio em choque ainda. É algo significativo quando se escreve, todos nós sabemos disso, sempre árduo, inglório, difícil, eventualmente bom se conseguir lançar bem, mas um caminho sempre complicado”, contou. “Agradeço profundamente e o mínimo que eu posso fazer é estabelecer um compromisso de responsabilidade com toda a simbologia e o significado que decorre este caminho”.
A professora Marcia Susana Simon, escolhida como personalidade incentivadora da leitura, tem um amor antigo pelos livros. “Me sinto extremamente feliz e honrada, pois a vida inteira eu passei em chão de escola, trabalhando com alunos e levando a literatura para eles, acreditando no poder da leitura”, ressaltou.
A 33ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul é promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, Unisc e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e mais uma vez será realizada na Praça Getúlio Vargas. As empresas interessadas em patrocinar o evento podem contatar o Sesc de Santa Cruz.














