A Black Friday – que em 2017 está marcada para acontecer no dia 24 de novembro – tem sido nos últimos anos uma grande oportunidade de fazer comprar baratas pela internet. Sempre há, porém, aqueles sites que não são os mais confiáveis, por motivos que vão desde defeito nas mercadorias até pela não entrega de produtos. E pensando justamente em proteger os consumidores brasileiros desse tipo de site, o Procon de São Paulo divulgou nessa semana uma lista de lojas virtuais das quais é melhor passar longe na próxima semana.
A lista foi feita com base no histórico de reclamações registradas por consumidores e tem, no total, 518 lojas. Todas elas foram notificadas peo Procon, mas não responderam ou nem mesmo foram encontradas. Além do endereço do site, a lista mostra informações como a empresa ou pessoa responsável pela página, o respectivo CNPJ (ou CPF), e sua situação — que pode estar classificada como “No ar” e “Fora do ar”. Como a lista foi publicada pela primeira vez em 2011 e desde então vem sendo atualizada, é possível verificar também a data de inclusão do site na lista do Procon.
A lista pode ser conferida no site do Procon, no seguinte endereço eletrônico: sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite. O Procon orienta ainda que os consumidores fiquem atentos na hora de fazer as compras, confiram se o site em questão está na lista do Procon ou não, e sempre desconfiem de descontos excessivos, mesmo na Black Friday.














