
Nos últimos seis anos, o Banco do Povo já liberou R$ 16,7 milhões em créditos para mais de 5 mil empreendedores de Santa Cruz do Sul. Os recursos são captados por meio da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Nesta segunda-feira, 14, foram entregues dois cheques simbólicos a empresários locais e também foi renovado o convênio entre a Prefeitura, o Banco do Povo e a Oscip Credisol. O ato aconteceu no estande do Município, durante a 35ª Oktoberfest.
Com ideias para ampliar a empresa, mas sem os recursos necessários para investir, Linara Alt Fiuza e o marido Paulo César da Rosa Conceição recorreram ao Banco do Povo para dar mais um passo rumo ao sucesso de seus negócios. O casal possui um empreendimento no Bairro Bom Jesus, para confecção de artigos militares. “Esse empréstimo que fizemos por meio do Banco do Povo permitiu que investíssemos em infraestrutura para a nossa empresa. Nos ajudou a progredir. Tínhamos as ideias e, com o recurso, temos a oportunidade de crescer”, comenta o empresário.
A mesma oportunidade teve Jaques Santos de Oliveira, que abriu uma empresa de fabricação de máquinas de revitalização de gramado sintético. “Os bancos tradicionais tinham um procedimento mais burocrático. A vantagem principal do Banco do Povo é justamente esse apoio, quando se precisa do dinheiro para começar”, explica.
Segundo o coordenador do Banco do Povo, Paulo Mans, a instituição disponibiliza créditos com juros subsidiados pelo governo federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O empreendedor tem até 12 meses para pagar quando o recurso é utilizado para capital de giro. Se o dinheiro é direcionado para capital fixo, como reformas e compra de equipamentos, o prazo chega a 24 meses”, conta.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, destaca a importância da instituição para criar oportunidades. “Ela injeta recursos na economia local, gerando emprego e renda em Santa Cruz”, avalia. Cechinato também comenta o trabalho desenvolvido pelos servidores do Banco do Povo. “Eles ainda prestam uma consultoria, mesmo que informal, aos empreendedores para que possam aplicar técnicas de gestão.”
Após a entrega de cheques, o empresário Germano Emilio Radtke Lange também fez um agradecimento ao Município pelo espaço cedido no Berçário Industrial, onde iniciou seu empreendimento há quatro anos. “Com o alto investimento para começar, não tínhamos condições financeiras para locar um espaço. Então surgiu a possibilidade de nos estabelecermos no berçário. Nesse período conseguimos fazer um caixa para construir uma sede própria”, conta.
O Banco do Povo é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e funciona no Parque da Oktoberfest. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2109-9270.
Requisitos para solicitar o crédito:
– Ter o empreendimento em Santa Cruz do Sul;
– Ter uma micro ou pequena empresa (formal ou informal) ou trabalhar por conta própria;
– Ter experiência produtiva de no mínimo seis meses na atividade que desenvolve;
– Utilizar o crédito para investimento no negócio;
– Apresentar avalista(s) com renda compatível;
– Ter capacidade de pagamento;
– Não possuir restrição cadastral;
– Desenvolver atividade ambientalmente correta;
– Receber a visita de um agente de crédito do programa.














