Início Colunas Quem é o melhor do mundo?

Quem é o melhor do mundo?

Diego Dettenborn – [email protected] – Interino

O próximo domingo será um grande dia para quem gosta de futebol, especialmente para aqueles que andam sofrendo com a falta de jogos ocasionada pela época natalina, e o final de ano, período de recesso para clubes a atletas. A maior movimentação atualmente ocorre fora dos gramados, são especulações. Jogadores que vêm e jogadores que vão, contratações e dispensas. No entanto no próximo domingo não, Barcelona e Santos disputam o título de melhor do mundo. Ora, claro que não se trata de um confronto no estilo Davi x Golias, aliás, o Santos que já teve o melhor jogador do mundo, o Rei Pelé, conta agora com Neymar, Ganso, Borges e Cia. Do outro lado, porém, um Barça épico formado com Messi, Iniesta, Puyol e mais uma meia dúzia de jogadores diferenciados. Qualidade individual os dois times possuem. O Santos contra-ataca com extrema velocidade. Ganso é o maestro e Neymar o executador, ainda tem Borges na sua melhor fase. E futebol é futebol, tudo pode acontecer.

O futebol europeu jogando dentro das quatro linhas é diferente do sul-americano, sobretudo o brasileiro. Lá o toque de bola e a parte física do atleta são primordiais. Jogam por música. Já pelas nossas bandas o time, se ataca demais, toma gols, é ruim de zaga, não tem defesa. Se ataca pouco, quase não toma gols, é um time retranqueiro, precisa atacar mais. Por aqui não existe ainda um time que joque por música, com toque de bola de pé em pé. Temos os que fazem a diferença, os craques. O Santos tem o cara. Apontado por muitos como melhor do mundo já em 2011. Neymar já aprontou pra cima do bom time do Kashiwa na quarta-feira, se der espaço pode estragar a festa dos espanhóis no domingo. Eles com certeza já estão de olho no prodígio santista.

Mas e o toque de bola do time espanhol? Como parar um time que quase não perde? É, eu disse quase não perde, ou seja, não é imbatível. O impossível não existe no futebol, todos sabemos disso. O Santos não disputa um torneio com o Barcelona, não precisa nem ao menos ganhar duas vezes e torcer por outros resultados. Ele precisa vencer apenas uma vez, que seja meio a zero. Assim como fez o colorado em 2006. Pode ser engraçado, mas não ser o favorito muitas vezes pode ser favorável. Bom, está aí uma grande oportunidade de matar a saudade do bom futebol, gremistas e colorados, torcedores carijós e avenidenses todos de olho no grande confronto de domingo. Como bom gaúcho vou acordar relativamente cedo para um domingo, esquentar a água, montar o chimarrão, sentar em frente à tevê e apreciar um grande jogo. Não vou torcer para um ou outro, vou torcer pelo bom futebol, pelo espetáculo, e que vença o melhor. Um ótimo final de semana a você leitor. Um abraço e até a próxima.