Início Geral Recadastramento biométrico é inferior a 60%

Recadastramento biométrico é inferior a 60%

O Cartório Eleitoral, fica na rua Ernesto Alves, 760, no centro de Santa Cruz. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas

Rosibel Fagundes
[email protected]

A menos de cinco meses do fim do prazo do recadastramento biométrico em Santa Cruz do Sul o ritmo dos atendimentos preocupa a Justiça Eleitoral. Dos 102.593 mil eleitores, apenas 59.910 (58,4%), já fizeram o recadastramento biométrico. Quem não se apresentar à Justiça Eleitoral até o dia 11 de março terá seu título cancelado, podendo ficar sem o direito de votar em 2020, como explicou o chefe da Zona Eleitoral 162ª e coordenador da central de atendimento, Luiz Claudio Costa. “Pela nossa avaliação, o índice está muito abaixo do esperado, não chegamos a 60%. Isso representa menos de 60 mil eleitores. A situação preocupa, pois a média de atendimentos é de 150 por dia, e para fecharmos no período determinado seriam necessários em torno de 250 atendimentos diários. Muitos estão deixando para o final e não temos previsão de que mutirões serão realizados”, comentou.

Há poucos meses do fim do prazo, o número de atendimentos está abaixo do esperado, relata o chefe da Zona Eleitoral 162ª

Com o objetivo de multiplicar a divulgação do recadastramento biométrico, a Justiça Eleitoral está distribuindo panfletos e divulgando em plataformas digitais. “A orientação é de que as pessoas não deixem para a última hora. Estamos fazendo uma campanha e entregando para cada um que vem até o cartório, um cartaz para que avise seus familiares e amigos. Nos meses de fevereiro e março quando o prazo estiver chegando ao fim, imagino que o acúmulo de pessoas será bastante grande e teremos filas de espera. Como o recadastramento é obrigatório as pessoas terão que fazer uma hora ou outra o processo. E se não fizer até março,  não poderão votar na eleição seguinte e o procedimento só poderá ser realizado a partir de novembro do ano que vem. O voto biométrico é muito importante, pois possibilita mais segurança à eleição, e identificação do eleitor”, afirmou Luiz Claudio Costa.
O atendimento no Cartório Eleitoral é de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3717- 4738. Para fazer o recadastramento o eleitor precisa ir ao Cartório Eleitoral, na rua Ernesto Alves, 760, no centro de Santa Cruz, com um documento oficial com foto, título e um comprovante de residência.