Início Esportes RECOMEÇO; 2012 é o ano da retomada do basquete em Santa Cruz

RECOMEÇO; 2012 é o ano da retomada do basquete em Santa Cruz

Na manhã de hoje foi dado o primeiro e mais importante passo rumo a retomada do basquete santa-cruzense. Não é exagero afirmar que foi este sim um dos momentos mais importantes dos últimos anos para aqueles que amam o esporte que já trouxe para cidade na década de 90 diversos títulos estaduais e nacionais. Tudo por conta do anúncio da parceria entre o FC Santa Cruz e o Corinthians Sport Club para a montagem de um time que vai disputar a Copa Brasil Sul e o Campeonato Estadual de Basquete.
O objetivo da equipe é participar da Copa Brasil Sul de Basquete, que vai ser disputada a partir de março – a primeira etapa será regionalizada e aponta dois representantes (campeão e vice) para a Super Copa, que reunirá em maio oito equipes de cinco regiões, classificadas em suas respectivas regionais da seguinte forma: Sudeste (3), Sul (2), Norte (1), Nordeste (1) e Centro-Oeste (1). O clube que vencer a Super Copa garante vaga para uma competição sul-americana. Os dois primeiros colocados terão direito de pleitear uma vaga para a próxima temporada do NBB, desde que atendam todos os requisitos exigidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB).
O  Santa Cruz Corinthians também vai disputar o Estadual que ocorre no segundo semestre, em condições de brigar pelo título. A ideia é montar um elenco forte para alcançar uma vaga no Novo Basquete Brasil (NBB). “Mas para isso precisamos montar um projeto viável, com patrocínio de empresas e todas as condições que possibilite fazer um bom papel”, aponta o presidente do FC Santa Cruz, Léo Henrique Schwingel.
A apresentação do grupo ocorre na próxima quinta-feira, dia 23, sendo que o elenco será formado por atletas que foram campeões no ano passado pelo Bira, de Lajeado, além de jogadores que vestiram a camisa do Galo em 2011 e do interior de São Paulo. O time vai contar ainda com dois jogadores americanos, que irão encorpar a equipe já nos próximos dias.
Por enquanto estão confirmados os nomes de Leandro Buboltz e Ícaro Parisotto, Bimba e Jéferson Negão. O técnico será Athos Calderaro, enquanto que Juarez Franco, o Bola será auxiliar técnico. Marcelo Martim será o diretor de esporte.
O lançamento da parceria contou com a presença dos dirigentes do FC Santa Cruz, presidente Léo Schwingel e o tesoureiro Décio Gassen; do presidente do Corinthians Sport Club, Carlos Roberto Gruendling, além da prefeita Kelly Moraes, da secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marla Rejane Hansen e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jair Jasper.
 
 
 

Rolf Steinhaus

Parceria entre Corinthians e Galo busca retomar o basquete local

 

 

 

 

Repercussões

“Temos aqui um encontro de interesses, uma retomada do basquete em Santa Cruz do Sul. Queremos a presença das empresas e da comunidade neste nosso projeto que visa à reconquista de uma vaga no cenário nacional”, destacou o presidente do FC Santa Cruz, Léo Schwingel.
 “Faço um apelo: que os empresários acreditem e invistam nesta iniciativa, pois o basquete sempre foi um grande esporte em Santa Cruz. As pessoas aqui presentes estão engajadas e o Poder Público vai fazer sua parte, mas temos os nossos limites. Acreditamos na ideia e sabemos que é possível”, afirmou a prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes.