Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Tem início na próxima segunda, 6, um novo período de matrículas da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2020. Conforme informações da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), o prazo seguirá até o dia 17 de janeiro, permitindo a inscrição nos 1ºs anos do Ensino Fundamental e Médio, além de possibilitar a transferência de estudantes, incluindo os que pertencem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O cadastramento do aluno deve ser feito online, diretamente no site da Seduc. Depois, os pais ou responsáveis devem comparecer à escola designada pelo sistema entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro. Na EJA, apenas o período de comparecimento à instituição de ensino é diferenciado. O período para efetivar a matrícula, neste caso, é entre os dias 3 e 14 de fevereiro.
As inscrições e transferências online somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos: Certidão de nascimento do aluno, comprovante de escolaridade; Comprovante de residência do responsável; Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental – Cartão Nacional de Saúde (CNS), do Número de Identificação Social (NIS) e atestado de vacinação.
Mais detalhes podem ser obtidos nas Coordenadorias Regionais de Educação, nas Centrais de Vagas do interior e na Central de Vagas de Porto Alegre. (Confira mais informações no box abaixo).
AULAS APÓS A GREVE
Com relação às aulas do ano letivo de 2019 que foram afetadas pela greve dos professores e funcionários iniciada no dia 19 de novembro, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, informou que na rede estadual de Santa Cruz do Sul apenas as escolas estaduais Luiz Dourado, José Manica e Alfredo Kliemann estão com retorno parcial das aulas devido a 15 professores ainda estarem em greve. As outras 16 escolas estaduais de Santa Cruz do Sul estão com atividades normais, com o calendário escolar de 2019 devendo ser finalizado no final do mês de janeiro.
Moura explicou que aos professores que não estão trabalhando, o ponto está sendo registrado como ‘greve’ e sendo cortado, com os profissionais não sendo remunerados pelos dias paralisados. O coordenador também salientou que as escolas com paralisação parcial somente irão encerrar o ano letivo quando os professores paralisados concluírem a recuperação dos dias parados. “Como as turmas das três escolas possuem dias letivos, os professores paralisados poderão recuperar usando os sábados e o contraturno”, disse Moura.
O coordenador confirmou que o ano letivo de 2020 irá iniciar no dia 18 de fevereiro. Ele destacou que o Estado vai garantir 30 dias de férias a partir da recuperação dos dias paralisados. Os 15 dias restantes serão concedidos no mês de julho.
Ao avaliar a paralisação, Luiz Ricardo Pinho de Moura salientou que está sendo uma situação difícil de ser resolvida devido ao significativo número de escolas que aderiram ao movimento de forma parcial. Ele destacou que a 6ª CRE está negociando com os municípios para manter o transporte escolar. “Como ocorreu uma paralisação parcial e não total nas escolas, ficou mais difícil de conciliar o transporte escolar por ser em regime de colaboração com os municípios, que na grande maioria, já encerrou as suas atividades. Estamos negociando com as prefeituras para dar continuidade aos itinerários necessários para os alunos”, finalizou o coordenador.
Cronograma – Prazo de inscrições
Ingresso nos primeiros anos do Ensino Fundamental e Médio, transferências do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º Ano do Ensino Médio
06 a 17 de janeiro (Online no site da SEDUC)
27 de janeiro a 07 de fevereiro direto nas escolas
Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Inscrições e transferências
06 a 22 de janeiro (Online no site da SEDUC)
03 a 14 de fevereiro direto nas escolas














