Início Sem categoria Respeita as Minas é a nova música das Predominas

Respeita as Minas é a nova música das Predominas

A música Respeitas as Minas pode ser conferida no canal das Predominas no YouTube

Representando o Rap feminino do Rio Grande do Sul, fortalecendo a essência da cultura Hip Hop e enaltecendo a importância do feminismo, foi lançada na última quarta-feira, 14, a música Respeita as Minas, do coletivo de mulheres de Santa Cruz do Sul, Predominas.
Lisy de Souza, Evelin da Silva e Sara Rohde são as Mc’s protagonistas deste coletivo que completou 10 anos de história e vivências neste ano. O grupo está na cena unindo as ideias feministas das gurias que amam cantar, compor e expressar o sentimento através de rimas. As artistas misturam em suas composições a essência da mulher protagonista do seu destino, batalhadora, que luta por seus direitos, combate o machismo e o sistema opressor diariamente. 
O som intitulado Respeita as Minas foi escrito com o objetivo de informar a todos sobre a importância da leitura e do conhecimento, sobre a importância de entender e saber lidar com o sistema onde a violência contra as mulheres ocorre com frequência e o machismo ainda é um tabu.  A ideia de construir a música surgiu a partir de diversos fatores, entre eles as agressões físicas e psicológicas, e os feminicídios que ocorrem todos os dias. A música também presta uma homenagem à Francine Ribeiro, estuprada e assassinada brutalmente neste ano. Francine está entre as várias mulheres mortas por homens em Santa Cruz do Sul e região, e com a mensagem do som, é ressaltada a relevância do feminismo na sociedade, nas escolas e em casa. A música destaca o quão importante é a informação e o discernimento em saber sobre os direitos das mulheres. 
Respeita as Minas foi composta por Lisy, Evelin e Sara e tem a produção musical e audiovisual de EFE no Beat, organização e roteiro de Mitiele Correa e apoio do Sebo Livro Vital. O trabalho das gurias está no canal do YouTube, Facebook, Instagram e SoundCloud das Predominas.

Predominas

O coletivo foi formado em meados de 2008 por um grupo de mulheres com a intenção de representar o Rap feminino. Em dez anos de estrada já foram escritas e gravadas músicas como Não dá Nada, Feminista, O Que Aprendi, Som de Mina, Vibe Positiva, entre outras que estão no papel prontas para serem lançadas. Em 2015 o grupo foi convidado a participar da coletânea Junção das Gurias RS que engloba várias rappers do Rio Grande do Sul. No ano seguinte as Predominas se oficializaram como coletivo feminista e abriram as portas para todas as mulheres que têm a intenção de expor sua arte, que sentem a necessidade de compartilhar seus saberes, transmitir o protagonismo feminino, os direitos e a liberdade de expressão. 
O coletivo luta diariamente a favor do respeito e contra a opressão. Através da arte independente se expressa com melodias e levadas num contexto de caráter crítico e resistência, manifestando a cultura popular em suas músicas e trabalhos autorais.